Um espaço de aprendizagem

Lista de orientações

É importante tentar entender que mesmo terminologia específica, ou que parece sem sentido, pode ser útil para validar e ajudar a entender pessoas com experiências diferentes em relação à atração. Só porque alguém não se sentiu confortável em se identificar com algo e resolveu criar outro rótulo, não quer dizer que um rótulo está invalidando outro, ou que pessoas sempre precisam escolher os rótulos mais específicos possíveis.

Alguns rótulos também podem ser parecidos simplesmente porque alguém cunhou um termo parecido, mas não igual, a outro que já existia, mas que a pessoa não tinha como saber que já existia. Ou porque alguém não estava contente com alguma pequena parte de certa definição. É importante deixar pessoas se identificarem com algo que lhes deixa confortável (desde que não seja nocivo a outras pessoas marginalizadas), afinal a sociedade já pressiona todas as pessoas para que se encaixem em moldes específicos.

Tenha em mente que esta página está em construção. Novas páginas de orientações serão adicionadas no futuro! Mas, se você quiser, pode pedir algo aqui, ou procurar algo que não achou nesta lista.

Termos juvélicos – aqueles do tipo “pessoa sente atração por tal gênero, exclusivamente ou não”, como enebeane e aquileano, entre outros – podem ser encontrados aqui.

Veja também as postagens do blog sobre orientações, clicando aqui!

 


 

Abro-: Quando sua orientação, ou sentimentos em relação a ela, flutuam constantemente.

A-: Falta de atração por qualquer gênero.

Acefluide: Alguém com atração flutuante entre as do espectro assexual/arromântico, porém com atração constante a certo(s) gênero(s).

A-flux/A-fluxo: Atração flutuante entre as do espectro a-, ou atração que flui entre a- e allo-.

A-pulso: Alguém que normalmente não sente atração, mas que ocasionalmente sente “pulsos” de atração.

Aco-/Acor-: Alguém que sente atração, mas que sente repulsa a ela, devido a trauma ou a outras experiências ruins.

Adfectu-: Alguém cuja atração flui entre existir ou não existir por causa do estado mental. Orientação exclusiva para quem é neurodivergente ou para quem sofre de trauma.

Aego-: Alguém que não sente atração, mas que é capaz de ter grande investimento em ações ligadas a esta atração desde que não esteja envolvide nelas.

Ain-: Alguém que sente atração apenas por pessoas aporagênero ou cujas identidades de gênero são relacionadas com aporinidade.

Akoi-/Akoine-/Lith-/Lite-: Alguém que sente atração, porém não quer que ela seja recíproca; ou alguém cuja atração deixa de existir quando há uma relação, ou quando a outra pessoa sente o mesmo.

Alt-/Vse-: Alguém cuja orientação é influenciada por outres membres de um sistema. Esta orientação é reservada para sistemas ou similares.

Âmicus-: Alguém que só consegue sentir atração após fazer amizade com alguém.

Apothi-/Apoti-: Uma orientação definida por repulsão. Por quem a pessoa é atraída é irrelevante, porque a pessoa sente forte repulsa pela ideia de participar em um relacionamento associado a essa atração.

Ari-: Alguém que não consegue articular como ou por quem sente um ou mais tipos de atração.

Átomo-: Alguém no espectro arromântico/ assexual/etc. que só sentiu atração por uma única pessoa.

A-vague: Alguém que está no espectro arromântico/ assexual/etc. por conta de neurodivergência.

Bi-: Alguém que sente atração por dois ou mais gêneros.

Biflux/Bifluxo: Alguém que sente atração por dois ou mais gêneros, porém os gêneros pelos quais a pessoa é atraída mudam de tempos em tempos. Ou alguém que às vezes é bi e às vezes não é. Ou alguém que é bi, mas cuja preferência por gêneros muda de tempos em tempos.

Caed-/Caedo-: Alguém que sente que sentia atração antes, mas que deixou de sentir por causa de trauma.

Caligo-/Cáligo-: Alguém que sente atração muito fraca ou vaga, quase inexistente, como vapor ou neblina.

Cas-/Cass-: Alguém que não liga para sua orientação, porque não quer saber dela e/ou sente que ela não é uma parte importante de sua identidade.

Cetero-/Medisso-: Alguém não-binárie que sente atração apenas por outras pessoas não-binárias. Difere de ser gay, já que tais gêneros podem ser completamente diferentes entre si.

Com-: Alguém que sente atração, mas que não define por quais categorias.

Cupio-: Alguém que não sente atração, mas que sente vontade de ter relacionamentos.

Demi-: Alguém que só consegue sentir atração depois de ter laços fortes.

Drake-: Alguém que coleciona/agrupa vários termos para falar de sua orientação. Drakeorientade é o termo geral, e pessoas podem usar drakerromântique, drakessexual e afins caso tenham uma longa lista de termos apenas para um tipo de orientação.

Duo-: Alguém cuja orientação flui entre duas ou mais orientações específicas.

Esco-: Uma pessoa que normalmente não sente atração, mas que pode sentir se conscientemente escolher sentir atração por alguém.

Fem-/Fin-: Alguém que sente atração por pessoas com identidades femininas.

Feminaflexível: Alguém não-binárie que sente atração majoritariamente por mulheres, mas que pode possuir algumas exceções.

Feminamórique/Femina-: Alguém não-binárie que sente atração somente por mulheres.

Forte-: Alguém que só é capaz de sentir atração ao saber que o alvo da atração pode sentir atração de volta (por conta de sua orientação, afeição, personalidade compatível, etc.), mesmo que o alvo não necessariamente sinta ou declare aquela atração.

Fray-/Ignota-: Alguém que só sente atração por pessoas que não são próximas.

Frayfluxo/Ignotafluxo: Alguém que sente atração frequentemente por pessoas que não conhece, e que perde tal atração ao conhecer as pessoas; só que, algumas vezes, após formar uma conexão emocional profunda com ou conhecer bem alguém, é possível que a atração volte.

Galdeique: Alguém que não sabe muito sobre a própria atração, mas que sabe ao menos que tem interesse em pessoas não-binárias.

Gay: Alguém que sente atração pelo mesmo gênero, ou por quem se considera de gêneros similares ao próprio.

Gray-a-/Gray-/Cinza-a-/Cinza-/Gris-: Alguém que sente atração raramente, vagamente ou fracamente.

Heteroflexível: Alguém que é mulher ou homem que geralmente só sente atração pelo outro gênero binário, mas que possui algumas exceções.

Homoflexível: Alguém que geralmente só sente atração pelo mesmo gênero e por gêneros próximos deste, mas que possui algumas exceções.

Homem-/Home-/Ma-/Man-: Atração por homens. Pode ou não incluir pessoas não-binárias que se alinham com o gênero homem.

Íteri-/Itheri-: Alguém que sente atração por pessoas com identidades de gênero relacionadas com aporinidade.

Klape-/Clape-: Uma pessoa efetivamente assexual/arromântica/etc., mas que é assim por sentir que sua capacidade de sentir atração foi “roubada” em algum ponto de sua vida.

Ladeique: Alguém que não sabe muito sobre a própria atração, mas que sabe ao menos que tem interesse em homens ou pessoas próximas disso.

Lésbica: Uma mulher, ou pessoa não-binária que associa seu gênero ao de uma mulher, que sente atração por outras pessoas que se encaixam na descrição anterior.

Lin-: Alguém que sente atração por pessoas com identidades de gênero relacionadas com androginia.

Liv-: Uma pessoa não-binária alinhada com feminilidade que só sente atração por pessoas não-binárias alinhadas com masculinidade.

Luv-: Uma pessoa não-binária alinhada com masculinidade que só sente atração por pessoas não-binárias alinhadas com feminilidade.

Masc-/Mascu-/Min-: Alguém que sente atração por pessoas cujas identidades são masculinas.

Mir-/Myr-: Alguém que se encaixa em descrições de várias identidades do espectro assexual/arromântico/etc. diferentes.

Morfe-/Morphe-: Alguém cuja atração muda de acordo com o alvo da atração.

Mulhe-/Mulher-/Woma-/Woman-: Atração por mulheres. Pode ou não incluir pessoas não-binárias que se alinham com o gênero mulher.

Multi-: Um termo para agrupar todas as orientações que são definidas por atração por mais de um gênero (bi, pan, omni, etc). Também pode ser utilizado como uma orientação por si só.

Nano-/Nano(orientação)-: Alguém que raramente sente atração, ou que sente atração tão pequena a ponto de quase não existir.

Nãofem-/Nofin-: Alguém que sente atração por todas as pessoas cujas identidades não são femininas.

Nãolher-/Nãomulhe-/Nowoma-/Nowoman-: Alguém que sente atração por todos os gêneros, menos por mulheres (e mulheres parciais, dependendo da pessoa).

Nãomascu-/Nãomasc-/Nomin-: Alguém que sente atração por todas as pessoas cujas identidades não são masculinas.

Nãomem-/Nãohomem-/Noma-/Noman-: Alguém que sente atração por todos os gêneros, menos por homens (e homens parciais, dependendo da pessoa).

Nãone-/Nãotro-/Nãoneutre-/Nonin-: Alguém que sente atração por todas as pessoas que não possuem identidades neutras.

Nébula-: Alguém que não consegue distinguir atração sexual ou romântica de atração platônica, por causa de neurodivergência.

Netúnique: Alguém que sente atração por mulheres, por pessoas sem gênero, e por todas as pessoas não-binárias que não forem masculinas ou alinhadas com o gênero homem.

Ne-/Neutre-/Nin-: Alguém que sente atração por pessoas cujas identidades são neutras.

Neu-: Alguém que sente atração por pessoas sem gênero.

Neurálique: Alguém que sente atração por pessoas neurogênero. Esta orientação é exclusiva a pessoas neurogênero.

Neuro-: Alguém cuja atração é afetada pela própria neurodivergência. Pessoas com esta orientação podem ou não querer especificar como sua orientação funciona além disso.

Noeti-/Noéti-: Alguém que sente atração por como alguém pensa, pela maneira como a mente de alguém funciona. Não é “atração por inteligência”, o que seria capacitista e colonialista.

Novi-: Alguém cuja orientação é muito complicada e difícil de descrever.

Novo-/Mud-: Alguém cuja orientação muda de acordo com seu gênero. Apenas para pessoas que experienciam fluidez/mudança no próprio gênero.

Oligo-: Alguém que não sente atração, com a exceção de algumas pessoas específicas.

Omni-/Oni-: Alguém que sente atração por todos os gêneros.

Omnia-/Onia-: Alguém que não sente atração alguma, que não sente vontade de realizar ações/atividades geralmente associadas com tal atração e que não sente vontade em participar de conversas sobre esses assuntos.

Omnigay/Onigay/Omnique/Onique: Alguém cuja orientação muda de acordo com seu gênero, porém de modo que a pessoa sente sempre atração pelo mesmo gênero que ela é no momento, ou por gêneros próximos. Apenas para pessoas que experienciam fluidez/mudança no próprio gênero.

Pan-: Alguém que sente atração por todos os gêneros, ou de forma que gênero não é um fator relevante para sentir atração.

Panfluxo: Alguém que sente atração por todos os gêneros, mas cuja preferência por gêneros muda de tempos em tempos.

Paro-: Alguém cuja atração por diferentes gêneros funciona de formas diferentes. Por exemplo, a pessoa pode sentir atração imediatamente por mulheres, mas só sentir atração por homens após fortes laços emocionais. Algumas pessoas paro descrevem sua atração como “gray-a para certos gêneros e alo para outros gêneros”, mas é possível alguém paro só ter orientações a-espectrais (cáligo, demi, recipro, etc.) para gêneros diferentes.

Penúlti-: Alguém que sente atração por todos os gêneros, com a exceção do próprio.

Poli-: Alguém que sente atração por múltiplos gêneros.

Polifluxo: Alguém cuja orientação flui entre mais de uma orientação multi, ou alguém que sente atração por vários gêneros, mas cuja preferência por gêneros muda de tempos em tempos.

Pomo-: Alguém que não define sua orientação além de “não-hétero”, por não querer ou conseguir defini-la.

Pre-: Alguém que sente ser muito nove ou com muita pouca experiência para definir sua orientação.

Procul-: Alguém que só consegue sentir atração por pessoas inacessíveis (como celebridades ou personagens fictícies).

Proqua-: Alguém que é uma pessoa feminina e que só sente atração por outras pessoas femininas.

Proquu-: Alguém que é uma pessoa masculina e que só sente atração por outras pessoas masculinas.

Pulsárique: Alguém cuja atração por certo(s) gêneros sempre está lá, enquanto a atração por outro(s) gêneros muda de intensidade de tempos em tempos, às vezes existindo e às vezes não.

Quad-: Alguém que sente atração por quatro gêneros.

Quadfluxo: Alguém que sente atração por quatro gêneros, mas cuja preferência por gêneros muda de tempos em tempos.

Quint-: Alguém que sente atração por cinco gêneros.

Quintfluxo: Alguém que sente atração por cinco gêneros, mas cuja preferência por gêneros muda de tempos em tempos.

Quoi-/Que-/Wtf-: Alguém que sente que o conceito de atração é sem sentido ou não aplicável para si mesme.

Recip-/Recipro-: Alguém que só consegue sentir atração por uma pessoa se essa pessoa demonstrar atração antes.

Requies-/Requis-: Alguém que sente pouca ou nenhuma atração por conta de exaustão emocional ou mental.

Sans-: Alguém cuja atração não segue nenhuma linha, ela faz o que faz.

Tim-/Thym-: Alguém cuja atração varia de acordo com seu estado emocional.

Toren-: Alguém que sente atração exclusivamente por homens e por pessoas não-binárias.

Torenflexível: Alguém que majoritariamente sente atração somente por homens e por pessoas não-binárias, mas que também é capaz de sentir uma atração fraca, ocasional e/ou inconstante por outras pessoas.

Tri-: Alguém cuja orientação varia entre bi, poli e pan; ou alguém que sente atração por três gêneros.

Trifluxo: Alguém que é tri, mas cuja preferência por gênero é fluida.

Trixen-: Alguém que sente atração exclusivamente por mulheres e por pessoas não-binárias.

Trixenflexível: Alguém que majoritariamente sente atração somente por mulheres e por pessoas não-binárias, mas que também é capaz de sentir uma atração fraca, ocasional e/ou inconstante por outras pessoas.

Urânique: Alguém que sente atração por homens, por pessoas sem gênero, e por todas as pessoas não-binárias que não forem femininas ou alinhadas com o gênero mulher.

Viramórique/Vir-: Alguém não-binárie que sente atração somente por homens.

Virflexível: Alguém não-binárie que sente atração majoritariamente por homens, mas que pode possuir algumas exceções.

Vóirique: Alguém que não sabe muito sobre a própria atração, mas que sabe ao menos que tem interesse em mulheres ou pessoas próximas disso.

Xin-: Alguém que sente atração por pessoas xenogênero.

Xum-: Alguém que não consegue definir sua orientação; alguém que tenta achar termos para ela, mas nenhum parece correto, devido a problemas de identidade ou de autoconfiança. A pessoa pode nunca conseguir achar um termo que a contemple, por palavras não serem suficientes, ou por conta de alguma neurodivergência.