Um espaço de aprendizagem

Hestiane

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, em três tons de marrom/vermelho escuro, uma faixa central cinza clara e três tons de roxo azulado. No centro há um símbolo preto que parece dois cajados na vertical com uma barra na horizontal por cima.

Bandeira hestiana

Alguém hestiane é lésbique, não-binárie e prete/negre.

Lésbique é um termo com múltiplas definições por conta de sua longa história. Em geral, define mulheres ou pessoas que consideram suas identidades similares a mulher de alguma forma capazes de sentir atração exclusiva ou ao menos primária por mulheres e pessoas que consideram ter identidades próximas a esta.

Não-binárie é alguém que não é somente, completamente e/ou sempre mulher ou homem. Há várias formas de ser não-binárie. Porém, pessoas não-binárias que também se dizem lésbicas tendem a ter alguma conexão com o gênero mulher, ou por terem um gênero parecido, ou por serem parcialmente mulheres ou por se alinharem socialmente com o gênero mulher de forma que não se importam em usar orientações que descrevem mulheres.

Embora a postagem original sobre hestiane não acompanhe nenhuma explicação sobre o motivo da cunhagem, é comum pessoas quererem termos mais condensados para explicar uma série de identidades e ao mesmo tempo centralizar tags e comunidades a partir de uma palavra só. Também existem outros termos feitos por pessoas negras/pretas por conta de buscarem uma inclusão maior e/ou quererem se distanciar de termos e comunidades dominades por pessoas brancas.

Vel, yufojeans no Twitter, cunhou o termo e o postou na rede social em questão no dia 2 de setembro de 2021, acompanhado de uma bandeira e dos significados de suas faixas. No dia 10 de setembro, postou três versões novas da bandeira, as quais possuem uma faixa cinza clara ao invés de branca no centro e, em duas delas, um símbolo de Héstia preto centralizado. Em uma das versões, o símbolo é menor do que a altura da faixa central, enquanto em outra versão o símbolo ocupa mais de três faixas.

Os significados das faixas da bandeira são os seguintes:

  • Marrom: Orgulho de ser prete/negre;
  • Marrom avermelhada: Solidariedade e amor;
  • Vermelha escura: Atração somente por não-homens;
  • Branca/cinza clara: Inconformidade de gênero;
  • Roxa clara: Amor próprio e devoção;
  • Roxa: Sabedoria e confiança;
  • Roxa escura: Identidade de gênero.

O termo na língua inglesa se chama hestian. Ele foi inspirado na deusa Héstia. O termo na língua portuguesa possui um final de palavra flexível: isto é, o termo correto para alguém desta identidade que usa o final de palavra a é hestiana, enquanto alguém que usa o final o seria hestiano, alguém que usa o final y seria hestiany, e assim por diante.


Links adicionais: