Um espaço de aprendizagem

Platoni

Retângulo composto por 4 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores laranja, azul, cinza e preta. As cores possuem pouca saturação.

Bandeira platonirromântica

Platoni – alternativamente, platôni, plátoni ou plat – é um termo para pessoas que não conseguem distinguir atração platônica de alguma outra forma de atração. É comum que pessoas platoni especifiquem sua orientação além do prefixo, como em platonirromântique ou platonissexual.

Por exemplo, uma pessoa platonirromântica pode não distinguir a vontade de ter amizade com alguém da vontade de ter um relacionamento romântico com a mesma pessoa.

Por conta da similaridade entre a experiência de não experienciar um tipo de atração e não diferenciar tal atração de amizade, pessoas platoni geralmente são consideradas a-espectrais; isto é, no espectro arromântico/assexual/etc. Além disso, muitas pessoas consideram platoni um subtipo de quoi, e há uma versão de platoni para pessoas que veem suas neurodivergências como causa da falta de diferenciação chamada nébula.

O conceito de platonirromântique foi cunhado antes de outras orientações com o mesmo prefixo. Muites creditam Vespirus, antigamente aroacehawkeye no Tumblr (a conta foi refeita), mas a página creditada diz que enquanto foi Vespirus que queria um termo pra isso, foi Gag (antigamente demon-of-dredmor no Tumblr) que teve a ideia do prefixo platoni. A cunhagem deve ter sido feita em 2014 ou perto disso, já que publicações com o termo só começam a aparecer em tal ano.

A bandeira platonirromântica desta página também aparece em publicações a partir de 2014, e é atribuída a Vespirus e hyaenahart (Tumblr atualmente desativado/refeito). Os significados de suas cores são os seguintes:

  • Laranja: “uma cor legal que parece arromântica e certa” (isso talvez seja uma referência a uma bandeira arromântica que caiu em desuso, a qual tinha a cor laranja);
  • Azul: unidade, sentimentos platônicos e românticos unidos como um;
  • Cinza: também tem relação com arromanticidade;
  • Preta: arromanticidade.

Os prefixos platoni e plat são os mesmos na língua inglesa, embora plat seja raramente usado. Sendo assim, termos para esta orientação em tal língua são platoniromantic, platonisexual, platonisensual, etc. Vespirus diz que é possível usar platro como forma abreviada de platonirromântique.


Links adicionais: