Um espaço de aprendizagem

Aero

Retângulo composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, rosa clara, salmão clara, cinza, salmão clara e cinza clara.

Bandeira aerorromântica

Aero é uma orientação para pessoas cuja atração depende da situação e/ou atmosfera, de forma que ela muda com base em vários fatores.

Portanto, aero é uma orientação fluida, assim como abro, bifluxo, duo, acefluxo/arofluxo/etc. e outras. Uma pessoa aero pode também usar algum destes rótulos ou outro em adição a aero, dependendo de como sua atração funciona.

Não só cada pessoa aero pode ter condições diferentes para a mudança da atração, como também a questão do que conta como situação ou atmosfera diferente pode ser diferente para cada pessoa aero. Alguns exemplos:

  • Uma pessoa aero pode ter atração que muda dependendo das pessoas que estão ao redor (certas amizades, certes colegas, etc.);
  • Outra pessoa aero pode ter atração que muda dependendo do tipo de local físico (vizinhança, trabalho, academia, etc.);
  • Outra pessoa aero pode ter atração que muda dependendo da época do ano (por conta de meses, estações, etc.);
  • Outra pessoa aero pode ter atração que muda dependendo do tempo/clima (frio, umidade, altitude, etc.);
  • Outra pessoa aero pode ter atração que muda dependendo do nível de conforto e de emoções (se a pessoa está se sentindo relaxada/estressada/feliz/segura/etc).

Ou seja, praticamente qualquer pessoa cuja atração muda com base em condições fixas pode se dizer aero, caso queira.

Também é notável que o prefixo côndi (como em condigênero) também é ocasionalmente usado como orientação e tem uma sobreposição completa ou quase completa com o conceito da orientação aero: é uma orientação para pessoas cuja atração muda com base em condições específicas, as quais variam de pessoa para pessoa côndi.

Além disso, aerossexual ou termos similares são ocasionalmente usados como piadas em torno de gostar de/ter atração por aviões, mas é provável que ninguém se identificando seriamente como aero esteja usando tal significado, já que ele é menos conhecido dentro da comunidade.

A orientação aero foi cunhada em uma pergunta feita ao Tumblr ask-pride-color-schemes por maflexiblemarcus, a qual foi publicada em 24 de outubro de 2017. O termo foi baseado em aerogênero, que tem uma definição parecida mas aplicada à identidade de gênero ao invés da orientação.

Bandeira composta por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores marrom avermelhada, rosa clara, salmão clara, cinza, salmão clara e cinza clara.

Bandeira aerossexual

Uma bandeira aerossexual e uma bandeira aerorromântica foram feitas por Mason (na época, arsgoesgender no Tumblr) e publicadas em 23 de março de 2019. As duas bandeiras usam as mesmas seis faixas, com a exceção da primeira, que é fúcsia (rosa/magenta) na bandeira aerorromântica e borgonha (vinho/marrom avermelhada) na bandeira aerossexual. Significados dos elementos das bandeiras não foram fornecidos.

Aero é o mesmo prefixo na língua inglesa (aerosexual/aeroromantic/aeroalterous/aerosensual/etc).


Links adicionais: