Um espaço de aprendizagem

Vácuo

Bandeira composta por nove faixas horizontais do mesmo tamanho. Elas possuem as cores verde, verde escura, turquesa escura, verde floresta, preta, roxa muito escura, roxa escura, roxa acinzentada e roxa.

Bandeira vacuoaroace/vacuorose por Dexter

Pessoas da orientação vácuo ou void sentem que há um espaço vazio ou vácuo no lugar de sua orientação, ao invés de somente uma ausência de atração.

É possível interpretar isso de várias formas. Algumas delas são:

  • Uma identidade assexual/arromântica/etc. composta por absolutamente nenhuma atração;
  • Uma orientação que não existe por ser indefinida, de forma similar a quoi ou pomo;
  • Uma orientação que traz um sentimento de vácuo/vazio quando se pensa nela;
  • A versão gênero-vácuo de uma orientação, comparada a assexual/arromântique/etc. que seria comparável a agênero.

Por ser tanto um prefixo fácil de pensar quanto também um termo desconhecido, também acontecem ocasiões onde pessoas acabam por cunhar outros significados para esta orientação. Por exemplo:

  • Voidérique (voideric), uma orientação descrita como “tudo e nada ao mesmo tempo”/”ela está sempre mudando e nunca se movendo”/”confusa e contraditória para quem a tem” foi cunhada originalmente com o prefixo void como alternativa, mas isso mudou quando nebularomantic no Tumblr, que cunhou o termo em 2019, descobriu que o prefixo já era utilizado;
  • Demisensuality no Tumblr fez uma postagem em 10 de junho de 2023 falando que queria cunhar voidsexual como alguém que não tem nenhum tipo de atração. Nos comentários, tothestarstothenight sugeriu usar um prefixo como atracional/atração ao invés de sexual, já que a ideia não seria só cobrir atração sexual. Para alguém que estiver procurando algo nesse sentido, a página omnia oferece algumas sugestões, como panaespectral.
Bandeira dividida em 9 faixas horizontais simétricas do mesmo tamanho. Elas possuem as cores verde, verde escura, turquesa escura, verde floresta, preta, verde floresta, turquesa escura, verde escura e verde.

Bandeira vacuorromântica (2020)

O prefixo void usado para a primeira descrição citada nesta página é creditado a y0suke no Tumblr (conta atualmente desativada). É provável que a cunhagem tenha acontecido por volta do início de 2015.

É possível que a primeira bandeira para esta orientação tenha sido uma para vacuossexual feita por RoseWatera no site de wikis Fandom em 19 de novembro de 2020. Uma bandeira vacuorromântica similar, mas de proporção e qualidade diferentes, foi publicada um dia depois na página vacuorromântica por Pinkieshy 1012 (a página era da LGBTA Wiki na época). Tal bandeira foi rotulada como uma proposta de bandeira feito por alguém anônime.

Em 17 de abril de 2022, astraldomination no Tumblr postou versões de alta qualidade das bandeiras vacuorromântica e vacuossexuais já existentes, além de versões simplificadas com cinco faixas cada.

Retângulo dividido em cinco faixas horizontais, sendo a do meio um pouco maior do que as outras. De cima para baixo, as cores das faixas são cinza escura, cinza quase preta, preta, roxa escura e roxa.

Bandeira vacuossexual por Loudteethonice

Em 19 de junho de 2023, Stormy, stormyaxolotl no Tumblr postou versões da bandeira vacuossexual que usavam tons diferentes para as faixas roxas, mas que mantinham as nove faixas.

Em 25 de janeiro de 2023, Dexter, neopronouns no Tumblr, publicou uma bandeira vacuoaroace para pessoas que são tanto vacuorromânticas quanto vacuossexuais.

Em 20 de outubro de 2023, Loudteethonice postou uma bandeira vacuossexual que fez no subreddit r/QueerVexillology. Loudteethonice, assim como sues antecedentes, não postou significados para tal bandeira.


Links adicionais: