Um espaço de aprendizagem

Unu

Retângulo composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, amarela, cinza escura, branca, amarela e azul.

Bandeira únu/unussexual por ThePridePrincess

Alguém únu ou unu (unuorientade, unussexual, unurromântique, etc.) é capaz de sentir atração por um único gênero diferente do próprio, ou por ausência de gênero no caso da pessoa ter uma identidade que difere dessa.

Este termo pode ser usado por vários motivos. Entre eles estão:

  • Não querer afirmar a própria identidade de gênero, mas apontar que não se encaixa no termo gay ou em termos similares. Por exemplo, uma pessoa pode estar se questionando se é mulher ou pessoa não-binária, mas ter atração somente por homens, e não se sentir confortável dizendo que é ou hétero ou viramórica. A pessoa pode se dizer únu.
  • Sentir atração somente por um gênero não-binário diferente do seu. Por exemplo, ume femache unualternative pode se classificar como tal porque só sentiu atração alternativa por duas pessoas em sua vida inteira, sendo as duas pessoas gênero neutro.
  • Não se sentir confortável nem com o termo hétero e nem com termos exclusivos a pessoas não-binárias. Por exemplo, uma pessoa transmasculina que não define sua identidade de gênero além disso sente atração somente por mulheres, mas não quer definir esta atração nem como hétero, nem como lésbica e nem como feminamórica. Esta pessoa pode se dizer únu.

O termo unusexual (unussexual) foi cunhado por Vari, Stormy Galaxies na LGBTA+ Wiki. A página da versão original de tal wiki foi criada pela mesma pessoa em 11 de novembro de 2020, mas a página em si só aponta que o termo foi cunhado em 2020.

Retângulo composto por seis faixas horizontais, nas cores rosa, amarela, preta, branca, amarela e azul. As cores são relativamente vibrantes.

Bandeira únu/unussexual por GenderfluidBiGirl

A primeira bandeira únu foi criada por GenderfluidBiGirl no site de wikis Fandom, e adicionada à página original sobre a orientação unussexual em 7 de dezembro de 2020. Suas cores possuem os seguintes significados:

  • Rosa: Gênero mulher;
  • Amarela: Gêneros não-binários e ausências de gênero;
  • Preta e branca: Atração por um gênero só/atração apenas por pessoas sem gênero;
  • Azul: Gênero homem.

Com base em tal bandeira, ThePridePrincess no site Fandom fez outra com cores mais leves e faixas mais bem preenchidas. Ela foi postada na última semana de setembro de 2021.

Ambas as bandeiras são tecnicamente para a identidade unussexual. Porém, como não há nenhuma bandeira únu mais geral, e não há significados especificamente sexuais em nenhuma das bandeiras, é possível usar tal bandeira como uma bandeira únu geral.


Links adicionais