Um espaço de aprendizagem

Ari

Bandeira ari

Pessoas ari são as que não conseguem articular como ou por quem sentem atração.

Por conta de não conseguirem entender ou descrever sua atração, a orientação ari é indeterminada, assim como pomo ou novi. Mas não é uma indeterminação proposital, e não especifica algum motivo.

Algumas pessoas ari não conseguem articular como ou por quem sentem um tipo de atração. Por exemplo, pessoas arirromânticas podem não saber por quais gêneros são capazes de se apaixonar, se existe alguma condição específica para que possam se apaixonar (como em demi, recipro ou akoi) ou se o que pensam que é atração romântica realmente é.

Outras pessoas ari podem não conseguir entender bem como qualquer tipo de atração funciona, ou como categorizar ou lidar com suas atrações em geral, além das questões de não saberem por quais gêneros sentem atração ou quais são as condições para que sintam atração, se existirem. Estas pessoas ari podem só usar ari, ou usar algo como ariorientade ou ariatraíde para explicitar que são ari além de um único tipo de atração.

Não se sabe quem cunhou esta orientação ou quando, mas há registros dela existindo a partir de setembro de 2015. Sua bandeira foi publicada em Pride-Flags em 3 de julho de 2016, e é creditada a b3anie no deviantArt.

A bandeira ari tem 9 faixas horizontais, sendo que estas estão na proporção 3:1:1:1:12:1:1:1:3. As cores das faixas são vermelha, azul, amarela, laranja, roxa, laranja, amarela, azul e vermelha, respectivamente. Todas essas cores são pouco saturadas. Um ponto de interrogação roxo escuro está centralizado na grande faixa roxa, e virado de forma que sua parte de baixo está para a esquerda. As cores significam o seguinte:

  • Vermelha: Atração sexual e romântica;
  • Laranja: Atração sensual/sensorial;
  • Amarela: Atração platônica;
  • Azul: Atração alternativa.

Nenhum significado está registrado sobre a cor roxa.

O prefixo ari é o mesmo na língua inglesa (arisexual, ariromantic, arialterous, arioriented, etc).


Links adicionais: