Um espaço de aprendizagem

Mulher não-binárie

Bandeira mulher não-binária

Bandeira mulher não-binárie

Ume mulher não-binárie – a palavra mulher desta identidade pode ser substituída por menina, guria, garota, ou outras palavras de significado similar* – é uma pessoa não-binária que acha os conceitos de ser mulher e/ou de feminilidade úteis para descrever sua identidade.

Isso significa que:

  • Ume mulher não-binárie pode ser alguém cujo gênero é qualquer gênero não-binário (como agênero, não-binárie, ou andrógine), mas que possui preferência por coisas consideradas tipicamente femininas (pronome ela, roupas consideradas “para mulheres”, corpo parecido com o de uma mulher cis perisexo, etc.);
  • Ume mulher não-binárie pode ser alguém cujo gênero é próximo de mulher, mas não é exatamente, por ser um gênero separado (como juxera), ou por ser o gênero mulher misturado com outro gênero (como horomulher), entre outros motivos;
  • Ume mulher não-binárie pode ser alguém que não se importa em adotar a identidade de ume mulher binárie em lugares onde seu gênero não é aceito, mesmo que não necessariamente sinta conexão com o gênero mulher ou com coisas consideradas “para mulheres”.

Também é importante lembrar que:

  • Mulheres não-bináries não necessariamente utilizam o artigo a, o pronome ela, e o final de palavra a para si;
  • Mulheres não-bináries não são necessariamente pessoas que são lidas como mulheres ou que se vestem estereotipicamente como mulheres;
  • Pessoas designadas a qualquer gênero ao nascimento podem ser mulheres não-bináries;
  • Pessoas só devem ser chamadas de mulheres não-bináries caso queiram. Mulheres agênero, demimulheres, juxeras, zeninas, nonpuellas, femandrógines, pessoas não-binárias que usam o pronome ela, pessoas não-binárias que usam roupas “para mulheres”, pessoas não-binárias que tomam estrogênio, entre outras pessoas, podem não quererem ser chamadas de mulheres não-binárias, mesmo que se encaixem em uma ou mais das descrições acima.

Não sabemos quando surgiu ou quem criou a expressão mulher não-binárie. A postagem mais antiga na tag #nonbinary man (homem não-binárie) no Tumblr é de outubro de 2013 – sendo mais velha do que qualquer postagem nas tags #nonbinary woman e #nonbinary girl – então é possível que o nome para a identidade tenha sido criada mais ou menos naquela época. Afinal, é comum que nomes para identidades relacionadas a gêneros binários surjam juntos.

A bandeira de orgulho para este gênero também possui sua origem desconhecida, assim como o significado de suas cores. As primeiras ocorrências da bandeira aparentemente são de 2015.

Mulher não-binárie em inglês é nonbinary woman; guria/garota/menina não-binárie* em inglês é nonbinary girl.


* Estas palavras (guria, garota, etc.) estão sendo utilizadas no contexto desta página como versões jovens do gênero mulher, e não como formas genéricas de se referir a pessoas que usam o final de palavra a (que não é necessariamente usado apenas por mulheres ou pessoas cujas identidades são relacionadas a ser mulher de alguma forma). Algumas pessoas só se sentem confortáveis se referindo a suas identidades de gênero como tal, ao invés de como mulher. Mais informações aqui.


Links adicionais: