Um espaço de aprendizagem

Gray

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, cinza, branca, cinza e roxa.

Bandeira Gray-assexual

Pessoas grayssexuais, grey-assexuais, cinzassexuais, grissexuais, etc. fazem parte do espectro assexual. São pessoas que só sentem atração sexual com pouca frequência, de forma condicional e/ou de forma fraca. São pessoas que são capazes de sentir atração sexual, mas que consideram senti-la menos do que pessoas alossexuais (fora do espectro assexual).

Algumas pessoas também se identificam como gray-assexuais por experienciarem atração regularmente, mas sem querer ter muitas ou quaisquer relações sexuais. Como qualquer outra orientação, às vezes se trata de uma questão de identificação pessoal com a comunidade ao invés de um encaixe preciso em definições mais básicas do termo.

Vale lembrar que, em geral, ser gray se refere à atração, e não à ação; uma pessoa não “passa a ser” grayssexual se não sente atração nenhuma e faz sexo algumas vezes; ou se sente atração e vontade de fazer sexo regularmente, mas não participa de atividades sexuais por outros motivos.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, cinza, branca, roxa e roxa escura.

Outra bandeira gray-assexual

O termo gray-a para se referir a um espaço entre assexualidade e alossexualidade é datado de 2006, mas a consideração da possibilidade de uma pessoa sentir atração sexual de forma pouco frequente já havia sido proposta anteriormente.

Uma das bandeiras gray-assexuais mais conhecida foi postada no dia 21 de junho de 2013 por Auri. Ela é composta de cinco faixas horizontais de igual tamanho, sendo a primeira e a última roxas, a segunda e a quarta cinza, e a terceira branca.

As faixas roxas representam assexualidade; as faixas cinza representam a transição entre assexualidade e alossexualidade; a faixa branca representa zedsexualidade.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde, cinza, branca, cinza e verde.

Bandeira grey-arromântica

Pessoas grayrromânticas, grey-arromânticas, cinzarromânticas, grisromânticas, etc. fazem parte do espectro arromântico. Em geral, são pessoas que se apaixonam com pouca frequência, de forma condicional e/ou de forma fraca.

Também é possível se identificar com esta identidade por outros motivos, como se apaixonar e não querer relacionamentos românticos, ou como querer apenas relações que não são nem platônicas e nem românticas. Em geral, o que se aplica a ser grayssexual em relação à atração e a relações sexuais também se aplica a ser grayrromântique em relação à atração e a relacionamentos românticos.

No período de escrita desta página, não é fácil de achar de onde vieram os primeiros usos do termo grey-arromântico ou similar. É relevante notar que a ideia de um espectro arromântico apareceu depois da ideia de um espectro assexual.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, cinza, branca, verde e verde escura.

Outra bandeira grey-arromântica

Uma pessoa gray pode querer utilizar outra atração em conjunto com gray, para denotar gênero ou outra orientação a-espectral relevante. Por exemplo, uma pessoa pode ser greybirromântica ou demigray-assexual.

Porém, muitas pessoas gray rejeitam modificadores, afinal, se você só sentiu atração poucas vezes na vida, como pode ter certeza de quais são os outros “modificadores”, caso existam? Como saber se aquela uma atração por alguém próxime de certo gênero significa que você só sente atração por aquele gênero? Ou só por pessoas próximas?

Em inglês, também se usam os prefixos gray e gray-a (ou grey e grey-a no inglês britânico). Antes, era mais comum utilizarem gray-a por si só para significar grayssexual, mas agora é mais comum dividirem entre gray-ace (gray-assexual) e gray-aro (gray-arromântique). Também dentro da língua inglesa, um apelido para pessoas gray-assexuais é grace.

Retângulo dividido em cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, verde, amarela, verde e azul.

Bandeira gray-aplatônica

É possível ser gray pra qualquer tipo de atração: ou seja, também existem pessoas grissensuais, grayplatônicas, gray-analternativas e afins. São todas pessoas que sentem algum tipo de atração de forma rara, fraca, vaga ou condicional.

O prefixo cinza é uma tradução para a língua portuguesa de gray, e o prefixo gris é uma tradução para espanhol da mesma palavra. O primeiro uso de gris(sexual) dentro da língua portuguesa foi uma postagem feita por Oltiel no blog Ume Garote Alternative em 30 de abril de 2016, enquanto os usos em espanhol são mais amplos e existem pelo menos desde 2015.

Hoje em dia, existe também o termo mesi para quem quer um termo guarda-chuva para pessoas a-espectrais que sentem atração, visto que gray foi ganhando uma reputação como uma identidade específica e separada ao invés de ser algo que cobre toda a “área cinza” entre ser alo e não sentir atração.


Links adicionais: