Um espaço de aprendizagem

Lavenique

Retângulo composto por cinco faixas diagonais da mesma altura. Elas vão do canto superior direito até o canto inferior esquerdo. Começando do canto superior esquerdo, suas cores são roxa, roxa clara, bege clara, marrom clara e marrom.

Bandeira laveniq

Lavenique ou laveniq (mesmas palavras na versão original) se refere a uma pessoa preta/negra que poderia se dizer lésbica, mas que prefere usar este termo por conta da alienação que sente em espaços lésbicos dominados por pessoas brancas.

Esta identidade é explicitamente aberta para qualquer pessoa preta/negra (multirracial ou não) que poderia se dizer lésbica, de forma que não limita ou define o que é ser uma pessoa lésbica.

O termo foi cunhado por thegenderthieves no Tumblr (conta atualmente movida ou desativada) com ajuda de outres representades pela identidade. A postagem com a definição e as bandeiras é de 27 de julho de 2022.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, lilás, roxa clara, creme, bege escura, marrom clara e marrom

Bandeira laveniq

As versões da bandeira com sete faixas representam os seguintes significados:

  • Roxa mais escura: Amor lésbico;
  • Roxa média: História lésbica e feminismo;
  • Roxa mais clara: Lésbiques trans e não-bináries/genderqueer;
  • Bege: Diversidade e inconformidade;
  • Marrom mais clara: Progresso na comunidade lésbica preta/negra;
  • Marrom média: Superação de exclusão e antirracismo;
  • Marrom escura: Black Power e Black Joy.

A flor violeta foi escolhida como símbolo laveniq, e está presente em ao menos uma versão das bandeiras.

Embora não tenham necessariamente todas estas conotações, as identidades aberiana, afroiana e amariana/gletiana também têm definições equivalentes a laveniq.


Links adicionais: