Um espaço de aprendizagem

Com

Bandeira consexual

Pessoas com (conromânticas, consexuais, comalternativas, etc.) são pessoas que sentem atração, mas que não querem/não sabem especificar para quem sentem atração. A orientação é frequentemente descrita como oposta às do prefixo a.

Com se diferencia de alo/zed – o termo utilizado para falar de pessoas de fora do espectro A – por ser uma identidade específica e não um termo geral ou abrangente. Essas comparações possivelmente indicam que com seja um termo exclusivo para pessoas fora do espectro assexual, ainda que a parte principal de sua definição não especifique isso.

Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode querer se identificar com esta identidade. Um deles é não querer colocar ênfase em quantos/quais gêneros a pessoa sente atração. Outro é sentir que certas características influenciam mais a atração do que gênero. Outro é ter certeza de que há atração frequente, mas não ter certeza de como ela funciona.

A orientação é similar a pomo pela questão de ser indefinida, e similar a novi por ser potencialmente complexa demais. Também pode ser similar a abro ou a sans se for fluída, e pode ser multi se houver atração por múltiplos gêneros. Por isso, pode ser considerada parte dos espectros pomo, fluído e/ou multi, dependendo do caso.

Bandeira conromântica

O mesmo prefixo foi utilizado para uma identidade de gênero que existe pelo menos desde 2015; não se sabe qual foi o primeiro uso do prefixo como orientação. As bandeiras da orientação existem pelo menos desde setembro de 2016.

Existe tanto uma bandeira consexual quanto uma bandeira conromântica. A consexual é formada por sete listras horizontais do mesmo tamanho, sendo elas das cores vermelha escura, vermelha, vermelha clara, amarela, vermelha clara, vermelha e vermelha escura. A conromântica é similar, mas possui a cor marrom ao invés da vermelha.

O prefixo é o mesmo na lingua inglesa (comsexual, comromantic, etc). Foi utilizado com o mesmo significado da língua portuguesa (com, possuindo, junto a).


Links adicionais: