Um espaço de aprendizagem

Átomo

Retângulo composto por 5 faixas horizontais, na proporção 9:7:7:7:9, cujas cores são roxa escura, turquesa escura, cinza clara, turquesa escura e roxa escura.

Bandeira atomossexual

Pessoas átomo, no contexto de orientações sexuais/românticas/etc., são pessoas a-espectrais (no espectro assexual/arromântico/etc.) que só sentiram atração por uma pessoa em suas vidas inteiras.

Átomo é um subtipo de gris/gray-a específico a quem só sentiu atração por uma pessoa. Não existem especificações em relação a por quanto tempo a atração foi sentida, se ela vai e volta, se ela é forte ou fraca ou outras.

Assim como no caso de outras orientações a-espectrais, é possível combinar átomo com outros termos, como gay ou cetero/medisso, caso a pessoa átomo queira especificar qual o gênero da pessoa pelo qual sentiu ou sente atração. Mesmo assim, não há necessidade de fazer isso caso alguém não queira, e também não se deve forçar alguém átomo a revelar o gênero da pessoa por quem sentiu ou sente atração.

Ao passar a sentir atração por mais de uma pessoa, é possível deixar de usar o termo átomo, caso haja a vontade de usar um termo mais preciso.

Retângulo composto por 5 faixas horizontais, na proporção 9:7:7:7:9, cujas cores são verde, turquesa escura, cinza clara, turquesa escura e verde.

Bandeira atomorromântica

As bandeiras átomo desta página foram postadas em 15 de junho de 2020 por Capri Suns & Gushers (plurgai ou plurgai-archive no Tumblr). 🍒🐙 disse que não cunhou o termo, só fez as bandeiras a pedido de outra pessoa.

Ambas as bandeiras são compostas por 5 faixas horizontais, na proporção 9:7:7:7:9 (a primeira e a última faixa são um pouco maiores do que as outras), sendo que a bandeira atomossexual usa a cor roxa e a bandeira atomorromântica usa a cor verde na primeira e na última faixa. Tais cores são associadas com as comunidades assexual e arromântica, respectivamente, então é provável que tenham sido escolhidas por isso, mas nenhuma escolha relacionada aos elementos da bandeira foi explicada publicamente.

O prefixo átomo é o mesmo na língua inglesa, mas sem a acentuação (atomo).


Links adicionais: