Um espaço de aprendizagem

Enigma

Retângulo composto por faixas horizontais numa proporção aproximada de 3:6:9:6:7:6:9:6:3. Suas nove faixas são simétricas e possuem as cores verde, cinza, verde clara, amarela, preta, amarela, verde clara, cinza e verde.

Bandeira enigmarromântica por nebularomantic

A orientação enigma descreve alguém que sente atração de forma tão rara, vaga e/ou fraca que não entende as especificidades de sua atração, como por quantos/quais gêneros a pessoa sente atração ou se a atração é fluida. Nenhum padrão específico pode ser quantificado ou detectado quando atração é sentida.

Por exemplo, se alguém sentiu atração só algumas vezes e por breves momentos, sendo que tal atração pode nem ter sido muito forte, pode ser difícil saber se:

  • Houve alguma condição específica para que a atração acontecesse, e se houve, se tem a ver com as pessoas em si ou com outras condições;
  • A atração é somente por certo(s) gênero(s), o(s) qual(is) corresponde(m) com o(s) gênero(s) das pessoas por quem a atração foi sentida;
  • A atração realmente era do tipo que a pessoa normalmente não sente atração, ou se a pessoa confundiu, por exemplo, um sentimento platônico com um sentimento romântico.
Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza, verde azulada, branca e preta.

Bandeira enigmassexual por Vi

O termo enigma (prefixo idêntico ao original) foi cunhado por Roswell, pastelroswell no Tumblr, em 30 de julho de 2018.

No dia 18 de agosto do mesmo ano, Vi, do Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, fez uma bandeira enigmassexual. Eventualmente, postou uma outra versão em seu Tumblr pessoal, faesaridollie/mxponysyn (atualmente desativado), dizendo que não tinha gostado tanto de como ficou a original. Ainda em 2018, nebularomantic no Tumblr (conta atualmente desativada) postou uma bandeira enigmarromântica e outra enigmassexual. Nenhuma das bandeiras teve seus significados publicados.

Esta orientação do espectro assexual/arromântico/etc. possui similaridades com gris, nôvi, ari, cáligo, sans, vexe e galdeique/ladeique/vóirique.


Links adicionais: