Um espaço de aprendizagem

Proqua

Bandeira proqua

Pessoas proqua são pessoas que se identificam como femininas que sentem atração por outras pessoas que se identificam como femininas.

Feminilidade é um conceito subjetivo; não depende de gênero, de características físicas e nem de gênero designado, só de identificação pessoal.

É possível se identificar tanto como proqua quanto como lésbica, bi, cetero, etc., desde que isso faça sentido em relação às experiências da pessoa.

Proqua é uma identidade feita com pessoas não-binárias que não estão confortáveis com as conotações binárias de gay e lésbica em mente, o que é útil especialmente para pessoas não-binárias que sentem conexões com feminilidade, mas não com ser mulher. Isso é possível para pessoas femigênero, nonpuellas ou pessoas librafemininas, por exemplo; ou até para pessoas que não necessariamente envolvem feminilidade em seu gênero, como pessoas gênero-vácuo ou gênero-estrela que se consideram femininas.

Ainda assim, existem pessoas que se sentem desconfortáveis com esta identidade, pela possibilidade dela ser utilizada para rotular pessoas como femininas contra a sua vontade (especialmente pessoas não-binárias que “parecem mulheres” mas que não se identificam como tal ou homens trans), ou pela possibilidade dela ser utilizada para excluir pessoas com “características masculinas” que se identificam como mulheres ou mulheres não-binárias; especialmente se tratando de pessoas transfemininas. Mesmo que casos destes sejam raros, já que proqua é uma identidade raramente conhecida, é importante reiterar que a identificação com masculinidade e/ou com feminilidade é opcional, e não deve ser forçada em ninguém, não importa o quanto você acha que “combina” com seu jeito e/ou corpo.

A identidade proqua foi provavelmente cunhada em 2014, por usuárie no-bucks-for-this-doe no Tumblr. Sugestões para sua bandeira foram enviadas para e postadas no blog Pride Flags For Us não muito tempo depois. A bandeira de cinco faixas (horizontais de mesmo tamanho; roxa/lavanda/rosa clara/rosa/rosa escura) era a mais simples entre as sugestões, e foi a que ganhou mais popularidade.

Proqua é o mesmo prefixo em inglês (proquasexual, proquaromantic, proquaqueerplatonic, etc).


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas