Um espaço de aprendizagem

Xenogênero

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, salmão, laranja, amarela, azul, lavanda e roxa em tons pastéis, e por um símbolo de Íris branco em seu centro, que é formado por quatro arcos em um semi-círculo, uma linha que fecha o semi-círculo embaixo e uma estrela de cinco pontas entre os arcos e a linha.

Bandeira xenogênero

Pessoas xenogênero são aquelas cujas identidades de gênero são definidas por ou podem ser comparadas com animais, plantas, sentimentos, sensações, estéticas, objetos, fenômenos da natureza ou outres coisas, fenômenos e/ou arquétipos que não são diretamente relacionades ao binário de gênero, aos seus derivados, às suas misturas ou às suas oposições/negações. Por exemplo:

  • Uma pessoa caelgênero tem um gênero associado com uma estética de espaço sideral. Como espaço sideral é um conceito existente, mas que geralmente não é visto como algo dentro do conceito de gênero, essa pessoa pode se dizer xenogênero;
  • Alguém nímise tem um gênero indefinido que parece ambíguo, mas descreve tal gênero como uma neblina que preenche e fica em volta de seu gênero. Como a percepção de uma neblina envolvida com a identidade de gênero não é algo que pode ser explicado sem o conceito de neblina ou apenas com o conceito da existência de gêneros binários, essa pessoa pode se dizer xenogênero;
  • Alguém gênero-verde vê seu gênero como masculino, mas de uma forma sutil e ligada com a natureza e com a cor verde. Mesmo que masculinidade seja uma característica que vem de gêneros binários, a conexão com a natureza e com a cor verde dentro de seu gênero faz com que essa pessoa possa se dizer xenogênero;
  • Uma pessoa ilyagênero usa esse termo por ter um gênero perceptível que não é homem, mulher, neutro ou indefinido. Essa pessoa não consegue comparar seu gênero com qualquer tipo de coisa externa às concepções comuns de gênero em seu contexto social, e portanto não é xenogênero.
Símbolo composto por um contorno de um círculo do qual parte uma linha reta indo para baixo. De tal linha, saem duas linhas curvas simétricas indo para a esquerda e para a direita, além do resto da linha reta que vai para baixo. É como se fosse o princípio de uma letra M minúscula.

Símbolo xenogênero

Geralmente, o termo xenogênero é usado como guarda-chuva, já que ele é muito pouco específico. Porém, é perfeitamente possível só se dizer xenogênero, ou só se descrever como alguém xenogênero cuja identidade de gênero é ligada com certa coisa/característica/etc.

Algumas pessoas xenogênero não conseguem descrever suas identidades de gênero sem comparações xeninas (xeninidade sendo a qualidade de gênero associada a ser xenogênero). Por exemplo, uma pessoa gênero-praia pode não conseguir descrever sua identidade de gênero sem comparar ela com uma praia ou com elementos associados a isso.

Outras pessoas xenogênero podem escolher usar xeninidade como uma metáfora: por exemplo, outra pessoa gênero-praia pode ser alguém sem gênero que compara sua identidade com uma praia deserta ainda que não seja uma parte fundamental de como experiencia sua ausência de gênero. Não dá pra presumir que todas as pessoas xenogênero possam deixar de usar essas comparações, e nem que todas precisem delas.

Pessoas xenogênero também não precisam necessariamente ser sinestésicas, neurodivergentes, jovens, alterumanas ou ter qualquer expressão de gênero específica. Todas as pessoas xenogênero são cisdissidentes por definição e podem se dizer não-binárias, mas não há nenhuma restrição para alguém se dizer xenogênero fora se encaixar na definição base.

O termo xenogênero foi cunhado em 24 de junho de 2014 por Agnus (lamb777 no Tumblr, previamente baaphomett), com a seguinte definição:

um gênero que não pode ser contido por entendimentos humanos de gênero; uma preocupação maior em criar outros métodos de categorização e hierarquia de gênero, como relacionados a animais, plantas, e outras criaturas/coisas

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, salmão, laranja, amarela, azul, lavanda e roxa em tons pastéis, e por um símbolo de Íris cinza escuro em seu centro.

Bandeira xenogênero

Ainda assim, o termo foi adotado da forma que está nessa página, como um termo guarda-chuva que não necessariamente carrega as conotações da definição original.

As bandeiras xenogênero mais populares foram postadas no deviantArt Pride-Flags em 15 de janeiro de 2017. Elas foram feitas por Roswell, Pastelmemer no deviantArt, e é possível que tenham sido publicadas em outro lugar antes desta data. Elas são compostas por 7 faixas coloridas que remetem mais ou menos a um arco-íris e pelo símbolo astronômico de Íris em seu centro; em uma das bandeiras tal símbolo é branco e na outra ele é cinza escuro.

As cores foram escolhidas com base nas cores da flor íris, sendo que a faixa central é amarela para representar não-binaridade e oposição a identidades de gênero baseadas em gêneros binários. A deusa grega Íris é a personificação de arcos-íris, e é por isso que simbologia relacionada a ela foi escolhida para a identidade xenogênero.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul clara acinzentada, azul leve, azul moderada escura, magenta escura, azul moderada escura, azul leve e azul clara acinzentada. Em seu centro, há um símbolo que remete a uma íris, nas cores amarela, violeta acinzentada clara e violeta leve.

Bandeira xenogênero

Outra bandeira xenogênero foi sugerida por alguém anônime em perguntas para o blog Ask Pride Color Schemes. Ela é só baseada na flor íris e em tons azuis arroxeados de tal flor, com a intenção sendo a de destacar a abstração de boa parte das identidades xenogênero. Originalmente, a pessoa sugeriu a utilização de um rascunho já existente em Pride-Flags, mas moderadore Hermy decidiu oferecer duas alternativas cujos símbolos centrais parecem mais com uma íris (o rascunho original usava uma abstração de uma flor-da-paixão como símbolo).

Além da flor íris e do símbolo astronômico para o asteroide de mesmo nome, há também ao menos um outro símbolo xenogênero, sugerido por Hail, system-lgbt no Tumblr, em uma postagem de 28 de julho de 2018. Ele tem base nos símbolos de gênero que usam círculos (como os de Marte e Vênus, usados para os gêneros homem e mulher, respectivamente), mas sua ponta é como se fosse um tridente cortado, desenhado com a intenção de remeter à flor íris.

O prefixo xeno é escrito da mesma forma na língua inglesa (xenogender).


Links adicionais: