Um espaço de aprendizagem

Omnia

Um retângulo composto por 5 faixas do mesmo tamanho, nas cores verde escura, cinza escura, preta, cinza escura e verde escura.

Bandeira omniarromântica, proposta por enbygsrd

Alguém omnia, onia ou pana, geralmente com algum sufixo incluso (como em omniarromântique, oniassexual ou panassensual), é provavelmente alguém que nunca sente qualquer atração (de algum tipo específico), mas que também não quer nenhum relacionamento (de tal tipo) e que não quer participar de conversas sobre (tal tipo de) atração ou relacionamento.

Este termo pode ser útil para aquelus que querem afirmar que não só são assexuais/arromântiques/etc., como também não possuem nenhum tipo de exceção a isso e não querem relacionamentos (como alguém cupio poderia querer).

Existem, porém, algumas outras definições de omnia, que são:

  • Alguém que simplesmente não tem nenhuma atração (do tipo especificado);
  • Alguém que não sente não só a atração do tipo especificado, mas também outros tipos de atração. Por exemplo, as listas da AVEN dizem que alguém omniassexual não sente qualquer atração sexual, romântica, estética ou sensual/sensorial, e que alguém omniarromântique é assensual, não tem atração estética e não tem “quedas” platônicas por ninguém (squishes), embora possa “experienciar amor platônico e/ou familiar”. No mesmo glossário, nomes alternativos para omniassexual são omnia e omniaelxi.

Embora existam pessoas usando essas definições, a mais comum atualmente parece ser a que utilizamos aqui. Talvez com a exceção de omniarromântique, onde a definição da AVEN ainda é mais comum.

Em relação a termos similares:

  • Omni/oni e pan são orientações para pessoas que sentem atração por todos os gêneros. Uma pessoa pode ser, por exemplo, omni e assexual, sem se dizer omniassexual, porque a pessoa sente atração por todos os gêneros de alguma forma e também é assexual (como uma pessoa omnigraysexual ou omnirromântica e assexual), e isto não deve ser confundido como se dizer omniassexual;
  • Omniaespectral/oniaespectral é um termo que pode ser usado por pessoas que estão no espectro assexual, arromântico, analternativo, aqueerplatônico e por assim vai, em relação a todos os tipos de orientações existentes. Ou seja, é alguém a-espectral em todas as suas orientações. Isso não presume uma ausência total de atração, já que uma pessoa omniaespectral pode ser acefluxo, caligorromântica, demiestética e afins. Curiosamente, panaespectral/pana-espectral é um termo definido como alguém sem qualquer tipo de atração, assim como certas definições de omniassexual;
  • Assexual/arromântique/etc. estrite é um termo usado em espaços lusófonos para significar alguém que não tem atração do tipo especificado, ou que não tem atração do tipo especificado e nem vontade de ter qualquer relacionamento do tipo especificado. Depende da fonte.

Para pessoas que não sentem atração sexual e nem romântica, eu sugiro o uso de algo como omniaidem, com base na orientação aidem. Para pessoas que não sentem atração nenhuma de nenhum tipo, eu sugiro o uso de omniaorientade, mas panaespectral serve também.

Como existem estas várias definições, a história do termo pode ser meio confusa.

Não parecem haver resquícios pesquisáveis da cunhagem do termo. Em 2015, há postagens na AVEN referenciando uma definição específica para omniarromântique, e em outro tópico, feito meses mais tarde, a definição de omniassexual, omnia e omniaelxi é postada. Ambas as definições da AVEN estão descritas acima, e não são as definições que usamos aqui.

Em relação à identidade omniarromântica, parece que a definição usada na AVEN é usada mais vezes em outros lugares. Ela aparece como a definição de omniarromântique e de panarromântique no DeviantArt Pride-Flags em 2017, e é a definição que está na LGBTA Wiki para os dois termos.

Algo notável nesta definição é que há também um parágrafo descrevendo que omniarromântique é um termo usado para se diferenciar de pessoas arromânticas que sentem atração romântica ou entram em relacionamentos ocasionalmente, e também para se diferenciar de pessoas arromânticas que sentem atração estética, sensual/sensorial e afins. Talvez isso indique que quem cunhou o rótulo considera outros tipos de atração não sexual como parte de ter atração romântica, ou algum tipo de atração romântica.

Um retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, cinza escura, preta, cinza escura e roxa.

Bandeira omniassexual, proposta por enbygsrd

Até as postagens das bandeiras em Pride-Flags, não parece que qualquer lugar usou os termos panassexual ou panarromântique para esta identidade. Até mesmo a pessoa que propôs as bandeiras, em 2016, só diz que as propostas são para a bandeira omniarromântica e para a bandeira omniassexual. Mesmo em Pride-Flags, a bandeira omniarromântica é postada apenas com este nome, enquanto a bandeira omniassexual é postada como omniassexual e panassexual. Na postagem do Tumblr pride-color-schemes, que é associado ao DeviantArt Pride-Flags, a bandeira omniarromântica é postada como omniarromântica e panarromântica.

É possível também que a definição de omniassexual como alguém que não sente atração sexual, não quer relacionamentos sexuais e nem quer conversar sobre assuntos sexuais seja derivada desta definição de omniarromântique, mas de forma que não envolve outras atrações. É possível que ela tenha aparecido pela primeira vez em 2 de abril de 2017 em Pride-Flags, e é esta definição que geralmente é vista em listas de definições, postagens sobre o termo e wikis.

A definição de omniarromântique sem a parte de não sentir outras formas de atração ainda aparece em vários lugares, mas em outros, como em nossa lista de orientações, ela é “cortada” para que se refira apenas aos aspectos de orientação romântica.

Em março de 2018, arco-pluris no Tumblr postou uma bandeira e uma definição de omnaspectral, falando que o termo também pode ser omniaespectral ou panaespectral, e é para pessoas que são a-espectrais em todos os tipos de orientação. No mesmo ano, twilightvelvet no WordPress fez uma bandeira panaespectral e definiu o termo como diferente de omniaespectral, sendo especificamente para pessoas que não sentem atração nenhuma em todas as orientações.

Em 2020, twilightvelvet, que também é Light no Tumblr beyond-mogai-pride-flags, postou neste blog uma nova bandeira panaespectral. Light já tinha feito outra bandeira, que havia sido publicada em abril de 2018, mas refez a bandeira por questões de visibilidade.

As bandeiras omniassexual e omniarromântica postadas por enbygsrd no DeviantArt não possuem significados explícitos. É possível que sejam uma referência à bandeira gênero-vácuo mais conhecida, que sejam uma referência a bandeiras gray-a, e/ou que a ideia seja usar cores escuras para simbolizar a ausência de atração, representada pela cor preta na bandeira assexual.

Com base nelas, Kau no blog beyond-mogai-pride-flags (que também é arco-pluris) postou as bandeiras omniaplatônica, omniaestética, omniaqueerplatônica, omnianalternativa e omniassensual, em 7 de junho de 2018. A diferença maior é que a bandeira omnialternativa é azul no centro e preta nos cantos, para evitar que fique parecida demais com uma bandeira gênero-vácuo.

uma bandeira composta por um fundo preto quase todo coberto por 6 faixas diagonais, que vão do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Suas cores, da esquerda pra direita, são laranja, roxa, verde, rosa, amarela e azul. Todas as cores são claras e bastante saturadas.

Bandeira panaespectral

A bandeira panaespectral feita por Light consiste de um fundo preto, representando a total ausência de atração, e de seis faixas diagonais, representando tipos de atração:

  • Laranja: atração sensual/sensorial;
  • Roxa: atração sexual;
  • Verde: atração romântica;
  • Rosa: atração estética;
  • Amarela: atração platônica;
  • Azul: atração alternativa.

Em adição a isso, as faixas amarela e rosa juntas fazem referência à atração queerplatônica.

Os prefixos omni e pan significam todes. A letra A vem da orientação a-.


Links adicionais (na ordem cronológica onde é possível):