Um espaço de aprendizagem

Unomúltique

Retângulo composto por oito faixas horizontais. As três primeiras faixas são da cor rosa, sendo a primeira mais vibrante, a terceira menos vibrante e a segunda um meio termo entre elas. A quarta faixa é branca e a quinta é ciano, sendo que estas duas faixas possuem a metade do tamanho das outras faixas. As três últimas faixas são roxas, e elas partem de um tom menos saturado até um tom mais saturado.

Bandeira unomúltica

Uma pessoa unomúltica sente atração por mais de um gênero, porém tais gêneros são similares entre si, e portanto a pessoa pode não se sentir confortável usando termos como bi, pôli, tóren, tríxen ou mesmo múlti.

Alguém unomúltique pode ou não adotar um termo que muitas vezes se refere a ter atração por um gênero só, como gay, viramórique ou lésbique. Também pode preferir apenas ou preferencialmente usar termos juvélicos ou outros mais flexíveis em relação ao número de gêneros pelos quais a pessoa sente atração (como vóirique, neeorientade ou medisso).

Alguns exemplos:

  • Uma pessoa não-binária só se apaixonou duas vezes até o momento: uma vez por ume demimulher e outra por ume mulher não-binárie. A pessoa não se sente completamente confortável dizendo que só sente atração pelo gênero mulher, mas também não se sente confortável fazendo com que outres pensem que é capaz de sentir atração romântica por outros gêneros completamente diferentes. A pessoa decide então se dizer unomúltica em sua orientação romântica, só especificando sua situação quando alguém pergunta sobre ela.
  • Um homem sente atração por homens, mas também por pessoas não-binárias que se identificam com o gênero homem de alguma forma, como homens não-bináries, certas pessoas transmasculinas e pessoas poligênero cujo gênero mais presente é homem. Por conta disso, ele se diz gay e/ou turiano ao invés de bi ou pôli, mas pode especificar que é unomúltico também. Ele até poderia usar o termo tóren, mas pode achá-lo aberto demais e preferir não aplicá-lo a si.
  • Uma pessoa sem gênero só sente atração por pessoas no espectro agênero: pessoas sem gênero, pessoas com gêneros fracos, pessoas libragênero, e uma pessoa ou outra com gênero neutro ou que se considera completamente alheia ao conceito de gênero. Esta pessoa se considera agenamórica e delfiniana, mas não se sente confortável nem dizendo que sua atração é exclusiva a pessoas sem gênero e nem que é uma pessoa bi ou múlti. Esta pessoa pode querer se dizer unomúltica.

O termo unomultic foi cunhado na LGBTA+ Wiki original, que hoje em dia está fora do ar. Ele é creditado a Cosmic_Lemon151, provavelmente no site Fandom onde tal wiki se encontrava. O termo foi cunhado no dia 25 de julho de 2021.

A bandeira foi publicada no mesmo dia, por Yomancy, provavelmente também no site Fandom. Ela foi baseada em bandeiras monossexual e multissexual já existentes, embora a fonte para esta informação não indique quais. É provável que sejam a bandeira monossexual feita por Fy (ver [1]) e a bandeira multissexual feita por synp (ver [2]).


Links adicionais: