Um espaço de aprendizagem

Procul

Bandeira proculsexual

Uma pessoa procul sente atração somente por pessoas que ela está ciente de que jamais poderão ter um relacionamento, como personagens fictícies, celebridades, etc. Está dentro do guarda-chuva a-espectral.

É possível não sentir atração alguma e ainda assim fantasiar sobre relacionamentos com personagens fictícies, celebridades, etc. Porém, o termo procul se refere a pessoas que sentem atração forte e profunda por longos períodos de tempo, indo além de simples fantasias.

Não se sabe quem cunhou essa orientação. Ela é creditada a alguém anônime no Tumblr MOGAI Archive, e definida ali como “só sentir atração por pessoas que moram longe de você“. No Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, em novembro de 2016, a postagem que cita tal orientação dá a impressão de que ela foi redefinida em outro lugar. Aparentemente, alguém mandou uma pergunta para o blog (que não foi publicada) sobre alguma bandeira para uma orientação do tipo, e Fy, que administra o blog, conseguiu achar a definição mais abrangente de procul, e consequentemente fez bandeiras para ela em dezembro de 2016.

O prefixo “procul” vem do latim e significa “distante”. O mesmo prefixo é utilizado na língua inglesa.


Uma edição nesta página foi feita por conta de uma informação externa sobre a orientação procul pelo meio de um reblog de MOGAI Archive, mostrando assim que o termo foi certamente cunhado antes de 2016. Obrigade!


Links adicionais: