Um espaço de aprendizagem

Filo

Uma bandeira dividida em seis faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. A maior parte dessas faixas é escura e acinzentada, com as únicas partes saturadas sendo linhas finas em cima e embaixo e uma faixa fina ao centro.

Bandeira filossexual

Pessoas philo ou filo podem falar que possuem tal orientação porque:

  • Não têm certeza de por quantos ou quais gêneros são capazes de sentir atração, ou se são capazes de sentir atração, mas são abertas a estar com pessoas de qualquer identidade de gênero;
  • São pessoas filofóbicas – com aversão a se apaixonar – e que por isso não se consideram capazes de ter relacionamentos mesmo que os queiram em teoria.

Este segundo uso do prefixo filo só parece ter sido publicado no site Urban Dictionary, o qual contém uma certa quantidade de termos definidos de formas pouco sérias. Porém, visto que a primeira definição citada também não é uma orientação muito popular, é possível que palavras como filossexual ou filorromântique sejam utilizadas de tal forma.

Quanto ao primeiro significado, a definição original do termo especifica que o ponto do termo é “o coração quer o que quer”: alguém filo está aberte a sentir atração por todos os gêneros mas não necessariamente sente atração frequente por nenhum gênero em específico, ou sequer é capaz de sentir atração por todos os gêneros. É assim uma orientação indeterminada, visto que uma pessoa pode mas não precisa ser múlti, a-espectral ou abro para ser filo. Um termo similar é sans.

A definição original também diz que é possível alguém usar a orientação filo enquanto está questionando, para depois passar a usar termos mais precisos para sua orientação.

O termo filo foi cunhado em 23 de dezembro de 2020 por RainTheGenderfluid na rede de wikis FANDOM. A bandeira foi publicada na mesma data pela mesma conta. Curiosamente, a definição que aparece no Urban Dictionary foi postada em 30 de outubro do mesmo ano, por xbukiyoux, conta que até o momento de escrita desta página não fez nenhuma outra postagem.

O prefixo se refere a um tipo de amor discutido desde a antiguidade. Os termos originais cunhados para esta identidade são philosexual e philoromantic.


Links adicionais: