Um espaço de aprendizagem

Duo

Bandeira duo

Bandeira duo

Uma pessoa duo é uma pessoa cuja orientação flui entre duas ou mais orientações específicas.

Por exemplo, uma pessoa duossexual pode às vezes ser frayssexual e às vezes ser gray-assexual. Ou, outra pessoa duo pode às vezes ser gay, às vezes ser pan, e às vezes ser demi.

Não há limites de quantas orientações uma pessoa duo pode ter, mas se recomenda que, se forem muitas, se utilize sans ou abro. Obviamente, cada pessoa pode escolher se identificar como quiser.

A diferença é que outros termos normalmente falam de uma orientação fluida de forma mais aleatória e até confusa, enquanto duo especifica que a pessoa consegue identificar as orientações pelas quais passa, ao menos de forma aproximada.

O termo foi criado por ume moderadore do Tumblr Pride Flags For Us, e foi criado pela grande quantidade de perguntas que o blog já havia recebido sobre um termo que descreve uma orientação fluida entre poucas orientações.

A bandeira duo foi postada no deviantArt Pride-Flags em 6 de outubro de 2016. Ela é creditada ae usuárie blackrhinoceros no deviantArt.

Os significados das cores das faixas da bandeira duo são os seguintes:

  • Magenta escura: Realeza
  • Caqui: Alegria
  • Verde mar: Crescimento
  • Ciano: Estabilidade
  • Azul: Profundidade

Duo é o mesmo prefixo em português e em inglês. Duosexual vira duossexual, duoromantic vira duorromântique, duoplatonic vira duoplatônique, e assim vai.

Queerflux (termo que pode ser traduzido como queerfluxo ou como queer-fluxo) é um termo similar a duo, criado por outra pessoa. Abba (queer-flux no Tumblr) descreve queerflux como uma atração que muda frequentemente, mas que não muda constantemente, e que geralmente pode ser descrita de forma precisa com rótulos de orientações existentes.


Links adicionais