Um espaço de aprendizagem

A-pulso

Bandeira aropulso

Bandeira aropulso

Pessoas a-pulso são pessoas cuja atração é inexistente pela maior parte do tempo, mas que, em certos momentos, experienciam “pulsos” onde sua atração é forte, equivalente a de alguém fora do espectro assexual/arromântico/aplatônico/etc.

A-pulso difere de a-fluxo pois a-pulso é uma identidade mais direcionada a períodos curtos e intensos de atração, enquanto a-fluxo é uma identidade mais relacionada com flutuações na atração, que não são necessariamente curtas ou “tudo ou nada”.

Não sabemos das origens da orientação a-pulso, porém ela deve ter surgido em 2015, já que é neste ano que começam as postagens falando sobre esta identidade no Tumblr.

Bandeira acepulso

Bandeira acepulso

Existem várias bandeiras a-pulso. São 4 modelos diferentes, onde sempre há uma cor que especifica o tipo de orientação ao qual a bandeira se refere, que é substituída por outras cores em bandeiras que representam tipos de orientações diferentes.

Em 4 de agosto de 2015, lgbtquestioningadvice enviou para o blog Pride Flags For Us um design da bandeira aropulso, com uma faixa preta na parte superior da bandeira, outra na parte inferior, e um fundo branco com três triângulos voltados para cima, o do meio verde e os outros cinza. O perfil de deviantArt Pride-Flags possui uma versão mais simétrica da bandeira em sua galeria; é esta a que está nesta página.

Além disso, o deviantArt Pride-Flags credita Cyzu do blog Pride Flags For Us como quem fez as bandeiras acepulso e aropulso com fundo cinza, faixa horizontal, e pontas triangulares rosa saindo do meio da faixa. A data da postagem em questão é 9 de agosto de 2015. Não há nada na postagem deixando explícito que Cyzu fez as bandeiras, no entanto.

Bandeira assensupulso

Bandeira assensupulso

Em 17 de agosto de 2015, o perfil de deviantArt Pride-Flags enviou, além das bandeiras já mencionadas, versões dessas bandeiras feitas com faixas horizontais, proporcionais ao quanto as cores apareciam nas bandeiras originais.

Em inglês, as identidades a-pulso são:

  • Acepulso: acespike
  • Aropulso: arospike
  • Aplatonipulso: aplatonispike
  • Analtepulso: analterousspike/alterousspike
  • Assensupulso: asensualspike

Links adicionais: