Um espaço de aprendizagem

Ceneliane

O áudio abaixo contém o texto da página, sem incluir imagens ou links adicionais.


Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores creme, marrom, marrom escura, roxa e azul clara.

Bandeira ceneliana

Alguém ceneliane é não-binárie – ou alguém com outra identidade de gênero que não é nem 100% homem e nem 100% mulher – e sente atração por outras pessoas que são não-binárias ou que não estão no binário mulher/homem.

Este termo foi feito para ser um equivalente não-binário de lésbique e veldiane, e é inclusivo das seguintes formas:

  • Pessoas não precisam se dizer especificamente não-binárias ou atraídas por pessoas não-binárias para serem cenelianas. Devem, porém, ser e sentir atração por pessoas fora do binário mulher/homem: travestis, pessoas sem gênero, pessoas que não se dizem nem binárias e nem não-binárias ou afins que se reinvindicam como fora do binário de gênero podem ser cenelianas sem se dizerem não-binárias.
  • Alguém que se vê na premissa geral do termo pode se dizer ceneliane, independentemente da pessoa ser ou não ser capaz de sentir atração por pessoas binárias. O termo não especifica também se a pessoa precisa sentir atração por qualquer identidade de gênero fora do binário ou se pode só sentir atração por algumas entre tais identidades. Ou se uma pessoa ceneliana vai se ver como gay ou se atrair pela mesma identidade de gênero que tem.

Segundo Shaun, que cunhou o termo em uma postagem no Tumblr de 18 de junho de 2021 como cenelian, a raiz da palavra vem de centrifugal, por conta da força centrífuga que faz com que objetos não se movam em direção ao centro (o qual Shaun compara com o binário de gênero). Shaun postou a bandeira ceneliana na mesma postagem da cunhagem do termo, e não ofereceu significados para suas faixas.


Links adicionais: