Um espaço de aprendizagem

Neuro

Quatro faixas verticais do mesmo tamanho, em tons de roxo que vão de um bem claro até um escuro. Há um grande símbolo de infinito preto que cobre a bandeira do canto esquerdo até o canto direito, que está centralizado verticalmente.

Bandeira neurossexual

Pessoas neuro (neurossexuais, neurorromânticas, neuroalternativas, neuroqueerplatônicas, etc.) são aquelas cuja orientação é afetada por neurodivergência. Neuro-orientação também é um termo usado para agrupar todas as orientações afetadas por neurodivergência, como nébula e adfectu.

Pessoas neurodivergentes são pessoas que possuem configurações neurológicas atípicas. Exemplos de neurodivergências são dislexia, autismo, déficit de atenção, transtorno obsessivo-compulsivo e depressão, mas existem várias outras.

Nem todas as pessoas neurodivergentes possuem uma neuro-orientação. Muitas pessoas neurodivergentes são poli, hétero, demi, trixen ou de qualquer outra orientação sem que isso esteja relacionado com sua neurodivergência. Porém, existem pessoas neurodivergentes que relatam não sentir atração, sentir atração sem distinção de gênero, não entender atração ou qualquer outra coisa especificamente por conta de neurodivergência. Estas pessoas podem querer usar a orientação neuro, por si só ou em combinação com outra(s) orientação(ões), como em neurovóirique ou neurorecipro.

Quatro faixas verticais do mesmo tamanho, em tons amarelos que vão de um bem claro até um escuro. Há um grande símbolo de infinito preto que cobre a bandeira do canto esquerdo até o canto direito, que está centralizado verticalmente.

Bandeira neuroplatônica

Quem utiliza a orientação neuro só está descrevendo sua própria experiência, seu motivo de se ver como de certa orientação, ou de não conseguir se dizer de qualquer outra orientação. Pessoas neuro não estão dizendo que acreditam que só é possível ser heterodissidente por ser neurodivergente, ou que todas as pessoas com sua neurodivergência sentem sua orientação da mesma forma.

A maioria das neurodivergências não é curável, mas, para quem tem a preocupação que a orientação neuro seja um motivo para não lidar com os aspectos negativos de uma neurodivergência: novamente, este é só um termo que descreve a experiência de ter a orientação afetada por neurodivergência. O termo pode deixar de ser usado caso alguém sinta que esse não é mais o caso, e não deixa implícito que pessoas com outras orientações (ou mesmo que outras pessoas neuro) possam ser todas “curadas”.

Quatro faixas verticais do mesmo tamanho, em tons de verde que vão de um bem claro até um escuro. Há um grande símbolo de infinito preto que cobre a bandeira do canto esquerdo até o canto direito, que está centralizado verticalmente.

Bandeira neurorromântica

A orientação neuro não tem a ver com ser neurogênero (ou com sentir atração por pessoas neurogênero). Porém, é possível que alguém seja neuro-orientade e neurogênero. Essa orientação também não deve ser confundida com neu.

Aparentemente, não existem mais registros da cunhagem da orientação neuro. Bandeiras dela começaram a ser postadas no deviantArt Pride-Flags em dezembro de 2015, mas é provável que a cunhagem tenha sido anterior a isso. Uma postagem de janeiro do mesmo ano confunde neuro com neu, definindo neurossexual como alguém com atração sexual por pessoas sem gênero.

As bandeiras neuro são creditadas a Roswell (pastelroswell no Tumblr).

Neuro é o mesmo prefixo na língua inglesa (neurosexual, neuroromantic, etc).

O conceito de neuro como orientação, assim como o conceito de neurogênero, podem ser confundidos com ou associados ao termo neuroqueer, que surgiu por volta de 2013 é definido das seguintes formas:

  • Alguém que percebe a própria neurodivergência como queer, de forma que é inspirada em ou similar a como se percebe ser queer dentro de teoria queer, estudos de gênero e/ou ativismo queer;
  • Alguém que é neurodivergente e queer, e que percebe que tais identidades interagem entre si;
  • Alguém que é neurodivergente e que se expressa em maneiras percebidas como queer por conta disso, ou por se recusar a se reprimir, ou por ativamente buscar isso;
  • Alguém que se envolve em processos de “queerar” os próprios processos cognitivos e as expressões desses processos de forma que aumenta sua divergência das normas neurológicas, cognitivas e de comportamento;
  • Alguém que se envolve em práticas que têm o objetivo de desfazer o condicionamento cultural conformista e a complacência com normas dominantes, com o objetivo de recuperar a própria capacidade de expressar completamente sua própria neurodivergência e/ou potenciais e inclinações pessoais unicamente estranhes;
  • Os processos dos itens acima (neuroqueer também é uma ação, e não apenas uma identidade);
  • Alguém que é neurodivergente e que produz literatura ou outros tipos de mídia que focam em experiências e perspectivas neurodivergentes;
  • Alguém que é neurodivergente e que produz respostas críticas a literatura ou outros tipos de mídia, focando em caracterizações de neurodivergência intencionais e não intencionais e em como tais caracterizações iluminam ou são iluminadas pelas experiências vividas de pessoas neurodivergentes;
  • O trabalho de transformar ambientes culturais e sociais para criar espaços e comunidades – e, eventualmente, sociedades – onde engajamento nas práticas mencionadas é permitido, aceito e encorajado.

O termo neuroqueer é usado em vários círculos neurodivergentes mais radicais (que também tendem a ser cheios de pessoas queer). Alguém que se identifica como neuroqueer provavelmente se refere a uma destas definições listadas, e não a ser queer por conta de neurodivergência (ou pelo menos não somente a isso).

Ativistas neuroqueer podem usar neuro como orientação ou o termo neurogênero para sua identidade de gênero, mas também podem não fazer isso. E nem todas as pessoas neurogênero ou neuro-orientadas se veem como neuroqueers ou como praticantes de ações neuroqueer.


Links adicionais