Um espaço de aprendizagem

Vexe

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde clara, cinza, salmão, cinza e verde clara.

Bandeira vexerromântica

Pessoas vex ou vexe são pessoas a-espectrais (do espectro assexual/arromântico/etc.) que não conseguem definir sua orientação além disso por conta de não entenderem tal tipo de atração.

Por exemplo, uma pessoa vexerromântica pode se identificar como tal por não saber se chegou a sentir atração romântica ou não por não conseguir entender o conceito, e se ver como parte da comunidade arromântica por conta disso.

Esta experiência pode ser similar a de outras orientações, como quoi, mas é específica a pessoas que se veem como a-espectrais mas que não conseguem especificar se sentem alguma atração ou não por não entenderem sobre tal atração. De qualquer forma, é possível usar o termo vexe com outros de atração indefinida e/ou confusa.

O termo vexe é creditado a Roswell, pastelroswell no Tumblr (antigamente pastelmemer). Porém, é difícil saber onde ou quando exatamente o termo foi cunhado. O deviantArt Pride-Flags postou uma bandeira vexessexual e uma bandeira vexerromântica em 21 de agosto de 2015, mas tal conta tende a ser um arquivo, no máximo fazendo bandeiras novas para termos que não tinham bandeiras antes.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa clara, cinza, salmão, cinza e roxa clara.

Bandeira vexessexual

Significados não foram providenciados para as bandeiras. É possível que a cor rosa seja relacionada à orientação pomo (cujas bandeiras de cor rosa foram feitas por Roswell também) e que a cor cinza seja uma referência à a-espectralidade, mas isto são só especulações.

As cores de cima e de baixo na bandeira mudam de acordo com o tipo de orientação representada: são roxas para a bandeira vexessexual, verdes para a bandeira vexerromântica, azuis para a bandeira vexealternativa, amarelas para a bandeira vexeplatônica, amarelas e cor-de-rosa para a bandeira vexequeerplatônica, laranja pálidas para a bandeira vexessensual e cor-de-rosa para a bandeira vexestética.

Os sufixos vex e vexe são os mesmos na língua inglesa (vexesexual, vexeromantic, vexeplatonic, etc.)


Links adicionais: