Um espaço de aprendizagem

Apoti

Retângulo composto por 5 faixas horizontais na proporção 7:5:5:5:7, nas cores roxa, branca, preta, branca e vermelha escura, e por um grande X preto no centro.

Bandeira apotissexual

Pessoas ápoti, apoti ou apothi são pessoas que sentem repulsa a se envolverem em relações. Geralmente, pessoas apoti especificam se são apotissexuais (pessoas com repulsa a sexo), apotirromânticas (pessoas com repulsa a relacionamentos românticos), e assim por diante.

Algumas pessoas apoti relatam repulsa a qualquer tipo de coisa que as lembre das relações em questão, enquanto outras não se importam desde que não estejam pessoalmente envolvidas nisso.

Algumas definições colocam apoti como um termo específico a pessoas que não sentem atração alguma, enquanto outras colocam que apoti só sinaliza repulsa a relações e não indica se a pessoa é capaz ou não de sentir atração. Independentemente disso, apoti geralmente é um termo considerado parte do espectro assexual/arromântico/etc., pois mesmo que alguém apoti sinta atração com frequência, é provável que a repulsa faça com que a pessoa aja de forma igual ou similar a quem não sente atração alguma.

Assim como aego e cupio, algumas pessoas não consideram apoti como uma orientação, por não indicar se a pessoa sente atração ou não e por quem (e mesmo considerando apoti como uma orientação exclusiva para quem não sente atração alguma é possível argumentar que a orientação de alguém apoti é puramente assexual/arromântica/aidem/etc). Mesmo assim, muitas pessoas podem querer usar o termo como uma orientação para mostrar que sua presença ou ausência de atração não é aplicável, ou por considerarem que apoti ajuda a explicar suas reações/seus comportamentos da mesma forma que outras orientações fariam.

De qualquer forma, não há nada de errado em usar termos como apoti como orientações, assim como também não há nada de errado em considerar apoti como um rótulo informativo separado da orientação. Muitas pessoas também só dizem que possuem repulsa a sexo/romance/etc. sem usar apoti ou qualquer outro termo que tenta resumir tais informações.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais, na proporção 2:1:1:1:1:1:2, com as cores amarela, preta, branca, preta, branca, preta e vermelha escura, respectivamente.

Bandeira apotiplatônica

A cunhagem desta orientação é creditada a autisutehk no Tumblr (conta atualmente desativada). Uma bandeira apotissexual foi enviada ao Tumblr Pride Flags For Us e postada em 14 de agosto de 2014. Um design alternativo que usa faixas extras ao invés de um X no meio da bandeira foi feito por moderadore Hermy do deviantArt Pride-Flags e postado em 21 de agosto de 2015.

Existem bandeiras apotiplatônicas, apotissensuais e apotirromânticas baseadas nestas duas diagramações. A diferença é que as bandeiras apotissexuais possuem uma faixa roxa, que é substituída por uma faixa amarela nas bandeiras apotiplatônicas, por uma faixa laranja nas bandeiras apotissensuais e por uma faixa verde escura nas bandeiras apotirromânticas.

Os significados dos elementos das bandeiras não foram fornecidos. Porém, as cores roxa, preta e branca são comuns à bandeira assexual mais famosa, e as cores que mudam para cada tipo de atração são as que são comumente usadas para identidades nos espectros arromântico, aplatônico, etc.

Retângulo composto por 5 faixas horizontais, na proporção 1:1:2:1:1, nas cores azul escura, verde, amarela pálida, verde e azul escura. Há também um X em seu centro, branco com bordas arredondadas pretas.

Bandeira apotirromântica

Outras bandeiras apoti foram feitas por Maddox, kenochoric no Tumblr, e postadas em 12 de novembro de 2020. São duas bandeiras apotissexuais e duas bandeiras apotirromânticas, em versões com X e sem X em seus centros. Seus significados são os seguintes:

  • Faixas externas: a-espectralidade;
  • Segunda e quarta faixa: repulsão e autonomia;
  • Faixa central: lugar na comunidade a-espectral;
  • X: repulsão.

Este prefixo é apothi na língua inglesa (apothisexual, apothiromantic, apothiplatonic, etc).


Links adicionais: