Um espaço de aprendizagem

Alíqua

Retângulo composto por faixas horizontais na proporção 3:1:1:1:3 e por faixas verticais na proporção 2:1:2. As faixas horizontais são, em geral, cinzas: um tom mais perto de cinza claro para a faixa de cima e de baixo, um tom escuro para a segunda e a quarta faixa e um tom entre esses para a faixa horizontal central. A faixa vertical central essencialmente dá cor à bandeira, transformando as faixas cinzas mais claras em magenta, as faixas cinzas mais escuras em um tom escuro da cor vermelha e a faixa horizontal central na cor vermelha.

Bandeira alíqua

Alguém alíqua ou aliqua sente atração apenas sob determinadas circunstâncias. Por mais que isso possa teoricamente se aplicar a quase qualquer orientação, pessoas alíqua são tipicamente consideradas a-espectrais (isto é, no espectro arromântico/assexual/aplatônico/assensual/etc).

Este termo é visto mais específico do que gris/gray, já que tais pessoas não necessariamente consideram que circunstâncias específicas sejam necessárias para sentir atração. Também é mais geral do que termos como dêmi, ignota, lícique, âmicus, noéti ou outros que especificam quais exatamente são as circunstâncias. Ao contrário de oligo, que especifica que a atração é somente por algumas pessoas, alguém alíqua pode sentir atração por bastante gente, desde que sob certas circunstâncias.

Um envio publicado no Tumblr Pride Flags For Us (atualmente desativado) em 7 de junho de 2015 por Allison (na época, kvrtacian no Tumblr) talvez seja a menção mais antiga do termo e/ou a instância mais antiga da bandeira no topo desta página. Pela bandeira ter sido publicada em Pride Flags For Us, ela é frequentemente creditada a Roswell (pastelmemer/pastelroswell), mas a não ser que tenha havido alguma colaboração não publicada entre Allison e Roswell, a bandeira deve ter sido feita por Allison. É possível que Allison tenha cunhado o termo aliqua também.

Uma bandeira similar à anterior, mas ao invés da faixa vertical central ser composta pelas cores rosa e vermelha, ela é composta por tons de verde: um médio para a primeira e para a última faixa, um escuro para a segunda e quarta faixa e um claro para a faixa central.

Bandeira aliquarromântica

Em 22 de janeiro de 2023, Michael, genderstarbucks, no Tumblr respondeu a um pedido de Viridi (viridi-is-sapphic no mesmo site) por uma bandeira aliquarromântica, pois Viridi interpretou que a bandeira já existente era exclusivamente para pessoas aliquassexuais e que não existia nenhuma para pessoas aliquarromânticas. Michael então postou três bandeiras novas: uma aliquarromântica onde a faixa colorida é verde, uma aliquassexual onde a faixa colorida é roxa e uma aliquaroace (aliquarromântica + aliquassexual) onde a faixa colorida é azul. Sua justificativa foi não ter gostado da bandeira original.

Embora Michael não tenha dito nada sobre os significados de cada bandeira, é comum que identidades do espectro arromântico tenham bandeiras com a cor verde, que identidades do espectro assexual tenham bandeiras com a cor roxa e que bandeiras aroace usem a cor azul (por estar entre a cor roxa e a cor verde em uma roda de cores).

O deviantArt Pride-Flags publicou uma bandeira aliquarromântica em 10 de maio de 2016, mas tal bandeira era somente a bandeira alíqua já existente com uma camada semitransparente sobreposta para fazer um coração na bandeira.


Links adicionais: