Um espaço de aprendizagem

Lista de termos juvélicos

Termos juvélicos, também conhecidos como sistema GAG (sistema de gênero atraído por gênero), são termos utilizados junto a orientações ou no lugar de orientações, mas que também podem ser usados de forma separada. Por conta disso, dependendo do contexto, termos juvélicos podem ou não ser considerados orientações.

Podem ser definidos em seu formato mais simples como [grupo] capaz de sentir atração por [grupo], exclusivamente ou não. Porém, nem sempre um desses grupos é bem definido, e muitas vezes a atração é por mais de um grupo.

Termos juvélicos podem ser usados para:

  • Descrever relacionamentos sem apagar orientações (por exemplo, um relacionamento entre um homem gay e um homem pan pode ser chamado de aquileano);
  • Descrever atrações específicas dentro de uma orientação (por exemplo, uma pessoa pode especificar que é poli embinárica e mascúlica por sentir atração por pessoas não-binárias e homens);
  • Descrever alguma prioridade ou preferência dentro de uma orientação (por exemplo, uma pessoa pode dizer que é bi e trízica para enfatizar sua atração por mulheres ainda que sinta atração por outros gêneros);
  • Descrever uma atração conhecida sem ter certeza se outras atrações existem ou não (por exemplo, uma mulher demi que só sentiu atração por uma ou algumas mulheres pode somente dizer que é sáfica, ao invés de “confirmar” ser lésbica ou multi, e alguém pode descrever seu amigo homem como duárico por ele ter tido relacionamentos com mulheres mas não saber se ele é hétero ou se sente atração por outros gêneros);
  • Falar sobre questões específicas a certo tipo de atração que não são exclusivas de pessoas de alguma orientação (por exemplo, hipersexualização em espaços aquileanos).

Ou seja, não são termos que possuem o objetivo de substituir orientações como hétero e lésbica, ou de obrigar pessoas que sentem atração por mais de um gênero a falar de todos os detalhes de seu gênero e dos gêneros pelos quais sente atração. São termos que podem ser usados como ferramentas para especificar detalhes ou deixar as coisas mais vagas/inclusivas para quem quer. Ninguém tem a obrigação de usar termos juvélicos para sua própria identidade.

Vários destes termos podem ser abreviados e resumidos aos seus significados. Aqui estão algumas abreviações que podem ser usadas:

  • A: “atraíde por”, “que é atraíde por”, “que ama”. É a parte que indica que é o termo que vem antes que sente atração pelo termo que vem depois;
  • B: pessoa binária (alguém que é sempre apenas mulher ou sempre apenas homem);
  • H: homem;
  • M: mulher;
  • NB (ocasionalmente N): pessoa não-binária;
  • NG: pessoa neurogênero;
  • Q: pessoa queer, ou seja, fora da di/cis/heteronorma;
  • X: pessoa agênero;
  • XE (ocasionalmente X): pessoa xenogênero.

Ou seja, uma pessoa XEAM seria uma pessoa xenogênero que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não, e uma pessoa NBANB e NBAH seria uma pessoa não-binária que sente atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

É importante notar que categorias como pessoas não-binárias e xenogênero são grandes. Uma pessoa pode sentir atração por juxeras, maveriques e pessoas egogênero sem nunca sentir atração por pessoas mascugênero e andrógines, e assim sentir atração por pessoas não-binárias sem sentir atração por todos os gêneros não-binários (ou atração por todos os gêneros num geral). Alguém com essa experiência ainda pode usar um termo juvélico que denota atração por pessoas não-binárias.

Existe também uma preocupação com chasing e com objetificação de grupos marginalizados. Um homem cis que procura relacionamentos com mulheres trans, por exemplo, geralmente tem uma ideia específica do que significa ser uma mulher trans como algo fundamentalmente diferente de uma mulher cis, e tem certas expectativas para o relacionamento que espera de mulheres trans como um grupo como se todas tivessem os mesmos corpos e as mesmas vontades. Algo similar pode acontecer quando uma pessoa perissexo procura relacionamentos com pessoas intersexo, ou quando uma pessoa neurotípica procura relacionamentos com pessoas neurodivergentes, ou quando uma pessoa branca procura relacionamentos com pessoas racializadas. Todos os termos disponíveis aqui não foram feitos para serem usados desta forma.

É possível alguém se identificar como, por exemplo, MANB ou HANB por ter tido experiências de atração por pessoas não-binárias que ocorreram naturalmente, ou por serem pessoas queer que se sentem à vontade com pessoas NB mesmo não se identificando como tal, ou por sentirem atração também por pessoas binárias mas quererem enfatizar sua atração por pessoas não-binárias por frequentemente terem atração por ou relacionamentos com tais pessoas. Também é possível alguém de um grupo marginalizado ter preferência por se relacionar com alguém dele sem isso significar que a pessoa trata a própria identidade como fetiche. Não é porque um termo pode ser deturpado que a pior possibilidade possível deve ser imaginada de quem declara ser da identidade. Presuma boa fé de quem usa qualquer rótulo desta lista, e apenas denuncie atitudes discriminatórias, não termos que podem ser usados como tal.

Procura um rótulo que não achou nesta lista? Este tópico pode ajudar. Esta lista não se propõe a ser uma lista completa, e sim algo que informa sobre algumes termos e bandeiras disponíveis.

Tem dúvida sobre o que significa certa identidade de gênero? Visite nossa lista de identidades não-binárias!


 

Aquileano: Um homem capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (HAH). Um relacionamento entre dois ou mais homens pode ser descrito como aquileano.

Sáfica: Uma mulher capaz de sentir atração por outras mulheres, exclusivamente ou não (MAM). Um relacionamento entre duas ou mais mulheres pode ser descrito como sáfico.

Diamórique: Alguém não-binárie que considera sua não-binaridade relevante em suas atrações e em seus relacionamentos. Um relacionamento envolvendo ao menos uma pessoa não-binária pode ser descrito como diamórico.

Enebeane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (NBANB). Um relacionamento entre duas ou mais pessoas não-binárias pode ser descrito como enebeano.

Dórique/Quadrisiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (NBAH). Um relacionamento entre uma pessoa não-binária e um homem pode ser descrito como dórico.

Trízique/Orbisiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (NBAM). Um relacionamento entre uma pessoa não-binária e uma mulher pode ser descrito como trízico.

Duárique: Alguém que é homem e capaz de sentir atração por mulheres, ou que é mulher e capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (HAM ou MAH). Um relacionamento entre um homem e uma mulher pode ser chamado de duárico.

Equárique: Alguém que sente atração pelo mesmo gênero ou pela mesma categoria de gênero, exclusivamente ou não (HAH, MAM e/ou NBANB).

Asteriana: Uma mulher capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MANB).

Astroidiano: Um homem capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HANB).

Julietiana: Uma mulher capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (MAH).

Romérico: Um homem capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (HAM).

Embinárique: Alguém LGBTQIAP+ capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Femínique/Femárique: Alguém LGBTQIAP+ capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Mascúlique/Mascique: Alguém LGBTQIAP+ capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não.

Queeriane: Alguém queer que sente atração por pessoas queer; alguém que celebra amor/atração e relacionamentos entre pessoas queer (QAQ).

QAH: Um termo que unifica pessoas queer cuja atração por homens é estigmatizada e desencorajada.

QAM: Um termo que unifica pessoas queer cuja atração por mulheres é estigmatizada e desencorajada.

Irrexiane/Irrix: Alguém multi que sente atração sem que gênero seja um fator, independentemente da orientação. Irrexiane é adjetivo (“elu é irrexiane“), enquanto irrix é substantivo (“elu é ume irrix“).

Pluraliane: Alguém que sente atração por mais de um gênero. Este foi um termo cunhado especificamente para ser um equivalente a multi paralelo a termos juvélicos, para descrever atrações de e relacionamentos entre pessoas multi.

Campione: Alguém trans que sente atração primariamente ou exclusivamente por outras pessoas trans, ou que celebra sue atração ou amor por pessoas trans (TAT).

Isiane: Alguém iso que sente atração primariamente ou exclusivamente por outras pessoas iso, ou que tem interesse em estar com outras pessoas iso.

Faniane: Alguém intersexo que sente atração primariamente ou exclusivamente por outras pessoas intersexo, ou que celebra sue atração ou amor por pessoas intersexo (IAI).

Agenamórique: Alguém agênero que vê isso como relevante em suas atrações e em seus relacionamentos. Um relacionamento envolvendo ao menos uma pessoa agênero pode ser descrito como agenamórico.

Agenipiane: Alguém agênero que é pluraliane (sente atração por mais de um gênero).

Agenixiane: Alguém agênero capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (XAXE).

Azaliane/Ageniriane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (XAM).

Cardoane/Ageniliane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (XAH).

Delfiniane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por outras pessoas agênero/sem gênero, exclusivamente ou não (XAX).

Gliciniane/Agenidiane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (XANB).

Tresiane: Uma pessoa ambonec capaz de sentir atração por outras pessoas ambonec, exclusivamente ou não.

Dróisique: Ume andrógine capaz de sentir atração por outres andrógines, exclusivamente ou não.

Iteriane/Itérique: Uma pessoa aporagênero capaz de sentir atração por outras pessoas aporagênero, exclusivamente ou não.

Autiânique: Uma pessoa autigênero capaz de sentir atração por outras pessoas autigênero, exclusivamente ou não.

Bigenidiane: Alguém bigênero capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Bigeniliane: Alguém bigênero capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não.

Bigeniriane: Alguém bigênero capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Bigenixiane: Alguém bigênero capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não.

Doseique: Alguém bigênero capaz de sentir atração por outras pessoas bigênero, exclusivamente ou não.

Transfórmique: Alguém fluxofluide capaz de sentir atração por outras pessoas fluxofluidas, exclusivamente ou não.

Rivérique: Alguém gênero-fluido capaz de sentir atração por outras pessoas gênero-fluido, exclusivamente ou não.

Volumiane: Alguém gênero-fluxo capaz de sentir atração por outras pessoas gênero-fluxo, exclusivamente ou não.

Balanciane: Alguém gênero-Libra/libragênero capaz de sentir atração por outras pessoas gênero-Libra/libragênero, exclusivamente ou não.

Mavriciane: Ume maverique capaz de sentir atração por outres maveriques, exclusivamente ou não.

Oxiana/Oshiana: Uma mulher e/ou pessoa não-binária preta/negra capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não. Termo alternativo para pessoas sáficas que são pretas/negras.

Neuroliane: Alguém neurogênero capaz de sentir atração por outras pessoas neurogênero, exclusivamente ou não (NGANG).

Nêutrique/Neutriane: Ume neutrois capaz de sentir atração por outres neutrois, exclusivamente ou não (NAN).

Aliciane: Alguém pangênero capaz de sentir atração por outras pessoas pangênero, exclusivamente ou não.

Panidiane: Alguém pangênero capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não.

Paniliane: Alguém pangênero capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não.

Paniriane: Alguém pangênero capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Panixiane: Alguém pangênero capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não.

Someique: Alguém poligênero capaz de sentir atração por outras pessoas poligênero, exclusivamente ou não.

Tresiciane: Alguém trigênero capaz de sentir atração por outras pessoas trigênero, exclusivamente ou não.

Ambárique/Amberique/Xeniliane: Alguém xenogênero capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (XEAH).

Esfalerique/Xeniriane: Alguém xenogênero capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (XEAM).

Selenique/Xenixiane: Alguém xenogênero capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (XEAXE).

Turmalique/Xenidiane: Alguém xenogênero capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (XEANB).

Andaluana: Uma mulher capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (MAXE).

Heliódique: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (NBAXE).

Prásico: Um homem capaz de sentir atração por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (HAXE).

Binitiane: Alguém binárie capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (BANB).

Nibiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por pessoas binárias, exclusivamente ou não (NBAB).

Nibítique: Alguém que é binitiane ou nibiane (BANB ou NBAB). Este termo também pode ser utilizado para descrever relacionamentos que envolvem pessoas binárias e não-binárias.

Agática: Uma mulher capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAM e MANB).

Ametriane/Amólique/Braunitiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (NBAM e NBANB).

Asterosiano: Um homem capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAH e HANB).

Carneliane/Carneliniane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (NBAH e NBANB).

Citriniana: Uma mulher capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAH e MANB).

Escapolitiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por homens e por mulheres, exclusivamente ou não (NBAH e NBAM).

Litiano: Um homem capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAM e HANB).

Roquileano: Um homem capaz de sentir atração por homens e por mulheres, exclusivamente ou não (HAH e HAM).

Salietiana: Uma mulher capaz de sentir atração por mulheres e por homens, exclusivamente ou não (MAM, MAH).

Astrônico/Marmórico: Um homem capaz de sentir atração por homens, mulheres e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAH, HAM e HANB).

Jaspiane/Versiane: Alguém não-binárie capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, homens e mulheres, exclusivamente ou não (NBANB, NBAH e NBAM).

Tafeitiana: Uma mulher capaz de sentir atração por mulheres, pessoas não-binárias e homens, exclusivamente ou não (MAM, MANB e MAH).

Trinixiane: Alguém que é queer, trans e intersexo, e que sente atração ao menos por/prioriza relacionamentos com pessoas queer, trans e intersexo. (É pelo menos um termo IAI, TAT e QAQ.)

Daliane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por homens, mulheres, pessoas agênero/sem gênero e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (XAH, XAM, XAX e XANB).

Irisiane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por pessoas agênero/sem gênero, pessoas não-binárias e homens, exclusivamente ou não (XAX, XANB e XAH).

Lilaciane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (XAH e XANB).

Magnoliane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por pessoas agênero e não-binárias, exclusivamente ou não (XAX e XANB).

Orquideane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por homens e mulheres, exclusivamente ou não (XAH e XAM).

Plumeriane: Alguém agênero/sem gênero capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (XAM e XANB).

Ngasiane: Alguém prete/negre que é xenogênero e HAH (HAH e XEAH).

Ametiane: Alguém que é xenogênero e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens, mulheres, pessoas não-binárias e pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (XEAM, XEAH, XEAXE, XEANB, NBAH, NBAM, NBAXE e NBANB).

Xenoniane: Alguém que é xenogênero e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias e por pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (XEAXE, XEANB, NBAXE e NBANB).

Cengriane: Ume hxmem/homem agênero capaz de sentir atração por outres hxmens/homens agênero ou pessoas de identidades similares, exclusivamente ou não, de jeito que parece gai (gay de forma unicamente não-binária).

Faegriane: Ume mxlher/mxlher agênero capaz de sentir atração por outres mxlheres/mulheres agênero ou pessoas de identidades similares, exclusivamente ou não, de jeito que parece gai (gay de forma unicamente não-binária).

Enlios: Ume homem não-binárie capaz de sentir atração por outres homens não-bináries, exclusivamente ou não (HNBAHNB). Tal atração pode ou não ser vista como aquileana ou equárica.

Enlune: Ume mulher não-binárie capaz de sentir atração por outres mulheres não-bináries, exclusivamente ou não (MNBAMNB). Tal atração pode ou não ser vista como sáfica ou equárica.

Estelo: Ume mulher não-binárie capaz de sentir atração por homens não-bináries, exclusivamente ou não (MNBAHNB). Tal atração pode ou não ser vista como equárica ou duárica.

Evolke: Ume homem não-binárie capaz de sentir atração por mulheres não-bináries, exclusivamente ou não (HNBAMNB). Tal atração pode ou não ser vista como equárica ou duárica.

Axinitiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (MAM e NBAM).

Azuriane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (HAH e NBAH).

Hecatolique/ Hecatólique: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MANB e NBANB).

Rubiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (NBAH e MAH).

Turqueane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HANB e NBANB).

Umbaliane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (NBAM e HAM).

Aventuriane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAH, MANB, NBAH e NBANB).

Calistiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens e mulheres, exclusivamente ou não (MAH, MAM, NBAH e NBAM).

Espineliane/Espinéliane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAM, HANB, NBAM e NBANB).

Iridiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAM, MANB, NBAM e NBANB).

Lapiane/Lutecitiane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens e mulheres, exclusivamente ou não (HAH, HAM, NBAH e NBAM).

Opaliane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAH, HANB, NBAH e NBANB).

Coruscanteane: Alguém que é homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens, mulheres e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAH, HAM, HANB, NBAH, NBAM e NBANB).

Luminiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por homens, mulheres e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAH, MAM, MANB, NBAH, NBAM e NBANB).

Hercinitiane: Alguém que é xenogênero, homem e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, homens e mulheres, exclusivamente ou não (XEANB, HANB, NBANB, XEAH, HAH, NBAH, NBAM, XEAM e HAM).

Rodoniane: Alguém que é xenogênero, mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, pessoas xenogênero e mulheres, exclusivamente ou não (XEANB, MANB, NBANB, XEAXE, MAXE, NBAXE, NBAM, XEAM e MAM).

Cianitiane: Alguém que é homem, mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HANB, MANB e NBANB).

Diamantiane: Alguém que é homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (HAH e MAH).

Fluoriane: Alguém que é não-binárie, homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não (NBAH, HAH e MAH).

Larimariane: Alguém que é mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (MAM e HAM).

Morganitiane: Alguém que é não-binárie, mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não (NBAM, MAM e HAM).

Topaziane: Alguém que é homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HANB e MANB).

Alexandrítique: Alguém que é homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (HAH, HANB, MAH e MANB).

Anfisiane: Alguém que é homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens e mulheres, exclusivamente ou não (HAH, MAM, HAM e MAH).

Auriane: Alguém que é não-binárie, homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens e mulheres, exclusivamente ou não (NBAH, NBAM, HAH, HAM, MAH e MAM).

Benitoítique/ Benitoitique: Alguém que é mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres e por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (MAM, MANB, HAM e HANB).

Iolitiane: Alguém que é não-binárie, homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias e por mulheres, exclusivamente ou não (NBANB, NBAM, HANB, HAM, MANB e MAM).

Labradoriane: Alguém que é não-binárie, homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias e por homens, exclusivamente ou não (NBANB, NBAH, HAH, HANB, MANB e MAH).

Peroliane: Alguém que é não-binárie, homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por homens, mulheres e pessoas não-binárias, exclusivamente ou não (NBAH, NBAM, NBANB, HAH, HAM, HANB, MAH, MAM e MANB).

Serendibitiane: Alguém que é homem e mulher, e que é capaz de sentir atração por pessoas não-binárias, mulheres e homens, exclusivamente ou não (HANB, HAM, HAH, MANB, MAM e MAH).

Amazocoliane: Alguém que é homem, não-binárie, agênero e xenogênero, e que é capaz de sentir atração por homens, pessoas não-binárias, pessoas agênero e pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (HAH, HANB, HAX, HAXE, NBAH, NBANB, NBAX, NBAXE, XAH, XANB, XAX, XAXE, XEAH, XEANB, XEAX e XEAXE).

Labracoliane: Alguém que é mulher, não-binárie, agênero e xenogênero, e que é capaz de sentir atração por mulheres, pessoas não-binárias, pessoas agênero e pessoas xenogênero, exclusivamente ou não (MAM, MANB, MAX, MAXE, NBAM, NBANB, NBAX, NBAXE, XAM, XANB, XAX, XAXE, XEAM, XEANB, XEAX e XEAXE).

Altairiane: Alguém que é mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres e pessoas não-binárias, sendo às vezes capaz de sentir atração por homens (MAM, MANB, HAM e HANB, e às vezes MAH e HAH também).

Betelgeusiane: Alguém que é não-binárie e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres e homens, sendo às vezes capaz de sentir atração por pessoas não-binárias (NBAM, NBAH, HAM e HAH, e às vezes NBANB e HANB também).

Castoriane: Alguém que é mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por homens e pessoas não-binárias, sendo às vezes capaz de sentir atração por mulheres (MAH, MANB, HAH e HANB, e às vezes MAM e HAM também).

Cigniriane: Alguém que é não-binárie e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres e pessoas não-binárias, sendo às vezes capaz de sentir atração por homens (NBAM, NBANB, HAM e HANB, e às vezes NBAH e HAH também).

Junoiane: Alguém que é não-binárie e homem, e que é capaz de sentir atração por homens e pessoas não-binárias, sendo às vezes capaz de sentir atração por mulheres (NBAH, NBANB, HAH e HANB, e às vezes NBAM e HAM também).

Quironiane: Alguém que é mulher e homem, e que é capaz de sentir atração por mulheres e homens, sendo às vezes capaz de sentir atração por pessoas não-binárias (MAM, MAH, HAM e HAH, e às vezes MANB e HANB também).

Sednaiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres e pessoas não-binárias, sendo às vezes capaz de sentir atração por homens (MAM, MANB, NBAM e NBANB, e às vezes MAH e NBAH também).

Varunaiane: Alguém que é mulher e não-binárie, e que é capaz de sentir atração por mulheres e homens, sendo às vezes capaz de sentir atração por pessoas não-binárias (MAM, MAH, NBAM e NBAH, e às vezes MANB e NBANB também).

Cinabárique: Alguém cuja atração muda com o gênero, de forma que a pessoa é NBANB (pessoa não-binária capaz de sentir atração por pessoas não-binárias) e MAM (mulher capaz de sentir atração por mulheres) sem ser NBAM ou MANB.

Heliodorane: Alguém cuja atração muda com o gênero, de forma que a pessoa é NBANB (pessoa não-binária capaz de sentir atração por pessoas não-binárias) e HAH (homem capaz de sentir atração por homens) sem ser NBAH ou HANB.

Rubelitane: Alguém cuja atração muda com o gênero, de forma que a pessoa é NBANB (pessoa não-binária capaz de sentir atração por pessoas não-binárias) e MAH (mulher capaz de sentir atração por homens) sem ser NBAH ou MANB.

Zircônique: Alguém cuja atração muda com o gênero, de forma que a pessoa é NBANB (pessoa não-binária capaz de sentir atração por pessoas não-binárias) e HAM (homem capaz de sentir atração por mulheres) sem ser NBAM ou HANB.

Links adicionais: