Um espaço de aprendizagem

Aego

Um retângulo composto por um fundo que é quatro faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores preta, cinza, branca e verde escura e por um formato de triângulo virado para baixo que cobre metade da bandeira e que também é composto por faixas horizontais, só que em ordem invertida (verde, branca, cinza e preta).

Bandeira aegorromântica

Aego, anego ou autochoris é uma orientação para pessoas que são assexuais/arromânticas/etc., mas que fantasiam sobre e gostam da ideia de relacionamentos sexuais/românticos/etc., geralmente de forma que há uma falta de conexão entre elas mesmas e suas fantasias.

Muitas vezes, esta orientação é reduzida a ser assexual e ter fantasias sexuais, ou a ser arromântique mas gostar de histórias com romances. Porém, muitas vezes pessoas aego usam este termo por se sentirem alienadas tanto da ideia de que sua ausência de atração devesse significar ausência de fantasias sobre tais relacionamentos quanto da ideia de que a presença de fantasias devesse significar a possibilidade de sentir atração tão frequente quanto tais fantasias. Além disso, as fantasias de pessoas aego geralmente não as envolvem, e sim apenas personagens de ficção e/ou outras pessoas.

Um retângulo composto por um fundo que é quatro faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores amarela, verde, azul e roxa escura e por um formato de triângulo virado para baixo que cobre metade da bandeira e que também é composto por faixas horizontais, só que em ordem invertida (roxa escura, azul, verde e amarela).

Bandeira aegoplatônica

Embora muitas pessoas não considerem que aego devesse ser um termo considerado uma orientação, por conta de não falar nada sobre atração em si que assexual/arromântique/assensual/aqueerplatônique/etc. não cubra, a maioria das pessoas aego tende a considerar isso parte de sua orientação, como uma forma de explicar melhor sua a-espectralidade. De qualquer forma, não há problema algum em ter uma orientação que descreve detalhes além da presença ou ausência de atração, desde que nenhuma outra pessoa esteja sendo forçada a fornecer detalhes similares. A realidade e a privacidade de cada pessoa deve ser respeitada.

Esta orientação foi cunhada primeiramente como autochorissexual, por Anthony Bogaert, na publicação Asexuality and Autochorissexualism (Identity-Less Sexuality) em 2012. O termo significa “sexualidade sem identidade”, por conta da desconexão entre pessoas aegossexuais e suas fantasias sexuais.

Porém, como o termo foi cunhado como uma parafilia, Rey (sugar-and-spite no Tumblr), que se identificou com o termo mas não queria tal conotação, cunhou aegossexual como alternativa em uma postagem de 01 de novembro de 2014, que significaria algo como “sexual sem si mesme”. O prefixo aego passou a ser usado para orientações românticas, queerplatônicas, etc. também.

Algumas pessoas apontam que a forma correta seria anego, e não aego, por questões de como a gramática da língua latina funciona. Mesmo assim, aego é um termo bem mais popular, ainda que uma parcela significativa de pessoas ainda use autochoris ou algum prefixo similar.

Um retângulo composto por um fundo que é quatro faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores preta, cinza, branca e roxa e por um formato de triângulo virado para baixo que cobre metade da bandeira e que também é composto por faixas horizontais, só que em ordem invertida (roxa, branca, cinza e preta).

Bandeira aegossexual

A bandeira aegossexual mais popular existe ao menos desde 2015. Ela é composta pelas cores da bandeira assexual mais conhecida (as quais são preta, cinza, branca e roxa), mas há uma inversão na ordem das suas cores em um triângulo virado para baixo centralizado na bandeira, que começa nos cantos superiores e termina no meio do lado de baixo. O triângulo representa o “aspecto invertido” da orientação.

A maioria das bandeiras aego são baseadas em tal bandeira, de forma que elas continuam tendo quatro faixas, em sua maioria. Em algumas, as partes roxas são trocadas por uma cor que simboliza a ausência de certo tipo de atração, como verde em uma bandeira aegorromântica ou azul em uma bandeira aegoalternativa. Em outras, há a adição de mais faixas e/ou a mudança de mais cores para remeter a bandeiras específicas, como no caso das cores serem trocadas para roxa/azul/verde/amarela em uma bandeira aegoplatônica.

Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, cinza, turquesa, preta, turquesa, cinza e roxa.

Bandeira aegossexual

Outra bandeira aegossexual notável existe pelo menos desde 2020, e é composta apenas por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho. Suas cores possuem os seguintes significados:

  • Roxa: Comunidade;
  • Cinza: Espectro assexual;
  • Turquesa: Desconexão entre pessoas aego e atração;
  • Preta: Assexualidade.

Links adicionais: