Um espaço de aprendizagem

Homem não-binárie

Bandeira homem não-binárie

Bandeira homem não-binárie

Ume homem não-binárie – a palavra homem desta identidade pode ser substituída por menino, guri, garoto, ou outras palavras de significado similar* – é uma pessoa não-binária que acha os conceitos de ser homem e/ou de masculinidade úteis para descrever sua identidade.

Isso significa que:

  • Ume homem não-binárie pode ser alguém cujo gênero é qualquer gênero não-binário (como agênero, não-binárie, ou andrógine), mas que possui preferência por coisas consideradas tipicamente masculinas (pronome ele, roupas associadas com homens, corpo parecido com o de um homem cis perissexo, etc.);
  • Ume homem não-binárie pode ser alguém cujo gênero é próximo do gênero homem, mas não é exatamente homem, por ser um gênero separado (como proxvir), ou por ser o gênero homem misturado com outro gênero (como horo-homem), entre outros motivos;
  • Ume homem não-binárie pode ser alguém que não se importa em adotar a identidade de ume homem binárie em lugares onde seu gênero não é aceito, mesmo que não necessariamente sinta conexão com o gênero homem ou com coisas consideradas masculinas.

Também é importante lembrar que:

  • Homens não-bináries não necessariamente utilizam o artigo o, o pronome ele, e o final de palavra o para si;
  • Homens não-bináries não são necessariamente pessoas que são lidas como homens ou que se vestem estereotipicamente como homens;
  • Pessoas designadas a qualquer gênero ao nascimento podem ser homens não-bináries;
  • Pessoas só devem ser chamadas de homens não-bináries caso queiram. Homens agênero, demi-homens, proxvires, zeninos, nonpuers, mascandrógines, pessoas não-binárias que usam o pronome ele, pessoas não-binárias que usam roupas da seção masculina, pessoas não-binárias que tomam testosterona, entre outras pessoas, podem não quererem ser chamadas de homens não-bináries, mesmo que se encaixem em uma ou mais das descrições acima.

Não sabemos quando surgiu ou quem criou a expressão homem não-binárie. A postagem mais antiga na tag #nonbinary man no Tumblr é de outubro de 2013, então é possível que a identidade tenha sido criada mais ou menos naquela época.

A bandeira de orgulho para este gênero também possui sua origem desconhecida, assim como o significado de suas cores. As primeiras ocorrências da bandeira aparentemente são de 2015.

Homem não-binárie em inglês é nonbinary man; guri/garoto/menino não-binárie* em inglês é nonbinary boy.


* Estas palavras (guri, garoto, etc.) estão sendo utilizadas no contexto desta página como versões jovens do gênero homem, e não como formas genéricas de se referir a pessoas que usam o final de palavra o (que não é necessariamente usado apenas por homens ou pessoas cujas identidades são relacionadas a ser homem de alguma forma). Algumas pessoas só se sentem confortáveis se referindo a suas identidades de gênero como tal, ao invés de como homem. Mais informações aqui.


Links adicionais: