Um espaço de aprendizagem

Íteri

Íteri, itéri ou itheri é uma orientação que denota atração por pessoas aporinas, ou seja, pessoas cujas identidades possuem alguma semelhança com alguma característica derivada de aporagêneros. Sua cunhagem especifica que:

  • Este termo foi feito para ser utilizado principalmente como um prefixo (ex.: iterissexual, itheriestétique);
  • Este termo é aberto a pessoas de qualquer identidade de gênero que sintam atração por pessoas aporinas.

No entanto, não há nenhuma especificação sobre se alguém íteri precisa ou não ter atração exclusiva ou majoritária por pessoas aporinas.

Itheri, a versão original do termo, foi um prefixo cunhado por retroandqueer (Tumblr atualmente desativado) e/ou outras pessoas não nomeadas. É provável que o termo tenha surgido em 2020. A cunhagem do termo especifica que ither significa outre na língua escocesa.

O prefixo íteri também divide sua cunhagem com os termos itérique e iteriane, os quais se referem a uma pessoa do espectro aporagênero capaz de sentir atração por outras pessoas do espectro aporagênero, exclusivamente ou não. Itérique e iteriane são termos juvélicos, já que determinam uma atração específica de certas identidades de gênero por outras identidades de gênero sem que tal atração precise ser priorizada ou exclusiva.

Até o momento de escrita desta página, não foram encontradas em pesquisas quaisquer bandeiras íteri, ainda que exista uma bandeira itérica/iteriana publicada por retroandqueer.


Links adicionais: