Um espaço de aprendizagem

Multi

Bandeira multi

Bandeira multi

Pessoas multi (ou multi-espectrais/do espectro multi) são pessoas que sentem atração por mais de um gênero. Enquanto esta identidade pode ser utilizada por si só, ela foi criada como uma alternativa neutra à utilização de bi ou de poli para falar de qualquer pessoa atraída por mais de um gênero, o que algumes acreditam que favorece a ideia de que uma destas identidades é mais válida/correta do que a outra.

Não sabemos até o momento de quando veio a ideia para este termo servir como um termo “universal”. A popularidade dessa utilização parece começar em 2015, porém.

Existem várias bandeiras multi. Algumas delas são misturas de orientações multi, como a primeira desta página, que parece misturar as bandeiras bi, poli, e pan.

A outra bandeira multi desta página foi feita em 2020. Ela é dividida em quadriseções, para ser fácil de reproduzir em meios físicos e distinta de outras bandeiras de orgulho de forma que não causa problemas a pessoas daltônicas.

Uma bandeira dividida em quadrantes do mesmo tamanho. O superior esquerdo é rosa, o superior direito é branco, o inferior esquerdo é laranja claro e o inferior direito é roxo.

Bandeira multi

Os significados das cores desta bandeira são:

  • Rosa: Atração em geral e paixão.
    Pessoas multi são unidas por sentirem atração por mais de um gênero.
    Esta parte da bandeira também pode contemplar pessoas multi que não especificam por quem/o quanto sentem atração, ou que só dizem que sentem atração por pessoas.
  • Branca: Possibilidade de pessoas multi que sentem atração por todos os gêneros, e possibilidade de pessoas multi cuja atração não flui.
  • Laranja: Diversidade da comunidade.
    Por exemplo, é comum que pessoas cisdissidentes, não-monogâmicas e/ou a-espectrais sejam multi, mas isso também não é necessário para ser multi.
    Pessoas multi também podem usar vários rótulos, ou não usar nenhum; podem sentir atração mais por uns gêneros do que por outros, ou podem sentir atração por todos os gêneros igualmente; podem usar rótulos comuns ou pouco conhecidos, etc.
  • Roxa: A possibilidade de pessoas multi não sentirem atração por todos os gêneros, e a possibilidade de pessoas multi terem atração que muda de tempos em tempos.

Multi é o mesmo prefixo do inglês. O termo multi também pode ser utilizado para falar de grupos específicos, como de pessoas multissexuais, de pessoas multirromânticas, de pessoas multiplatônicas, ou de pessoas multissensuais.


Links adicionais: