Um espaço de aprendizagem

Homoflexível

Bandeira arco-íris de seis cores (vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa). Em seu centro, as duas faixas de cima são interrompidas por uma faixa magenta, as duas faixas centrais são interrompidas por uma faixa amarela e as duas faixas inferiores são interrompidas por uma faixa azul clara, formando uma fatia de uma bandeira pan.

Bandeira homoflexível por Kiloueka

A definição atual de homoflexível mais aceita é que pessoas homoflexíveis são pessoas atraídas ou potencialmente atraídas por mais de um gênero, mas que possuem uma preferência forte pelo mesmo gênero do que o seu e/ou por pessoas que se identificam como próximas à identidade de gênero da pessoa homoflexível.

Isto pode acontecer de mais de uma forma, assim como ocorre em outras orientações flexíveis. Por exemplo:

  • Uma pessoa homoflexível pode sentir atração só pelo mesmo gênero em geral, mas estar aberta a relações com pessoas de outros gêneros, ainda que não tenha certeza se é capaz de sentir atração por elas;
  • Outra pessoa homoflexível pode sentir atração frequente por mais de um gênero, mas preferir ter relações com pessoas da mesma identidade de gênero do que a sua ou de uma identidade próxima, ainda que esteja aberta a exceções;
  • Outra pessoa homoflexível pode ter sentido atração só pelo próprio gênero quase pela vida inteira, mas ter tido atração por uma ou outra pessoa de outro gênero de forma extremamente excepcional;
  • Outra pessoa homoflexível pode sentir atração por todos os gêneros, mas sentir atração pelo mesmo gênero com mais frequência;
  • Outra pessoa homoflexível pode usar o termo por sentir atração pelo mesmo gênero e por identidades próximas em todos os seus tipos de atração, mas só sentir atração por outros gêneros em um ou poucos tipos de atração.
Bandeira arco-íris de seis faixas horizontais, interrompida no meio por uma faixa vertical contendo as cinco faixas da bandeira omni: rosa clara, rosa, roxa escura, índigo e azul.

Bandeira homoflexível por Kiloueka

É comum descrever homoflexível como “gay com exceções”, mas não só homoflexível cobre mais do que isso, como também é importante lembrar que esta é uma identidade explicitamente múlti em sua definição.

Assim como ocorre em outras identidades múlti gerais, como bi e pôli, é tanto possível que uma pessoa homoflexível seja capaz de sentir atração por todos os gêneros como apenas pelo seu e por mais alguns. Homoflexível não restringe a quantidade de gêneros pelas quais a pessoa é atraída; apenas indica que a pessoa tem alguma preferência e/ou atração forte pelo próprio gênero e/ou por pessoas com identidades de gênero parecida.

Não se sabe exatamente quando o termo homoflexível foi cunhado. Heteroflexível, um termo muito citado junto a homoflexível, aparentemente foi cunhado primeiro, visto que um glossário de 1997 cita heteroflexível sem citar homoflexível. Uma definição de 2003 para heteroflexível diz que o termo homoflexível também existe mas é menos comum.

Em uma pesquisa feita com 100 pessoas poliamorosas e queer realizada em 2005, uma das pessoas respondeu que sua identidade sexual e/ou orientação (nas palavras da pesquisa) era “queer, bicha pansexual, gay, homoflexível”, o que aponta não só que o termo já era usado, como também que o termo não é exclusivo a pessoas que não se assumem explicitamente múlti, já que o termo pansexual também está presente. A descrição também é um exemplo de alguém que se diz gay e múlti.

Bandeira arco-íris de seis faixas. Porém, o centro de cada faixa muda de cor, sendo que o centro da primeira faixa é preto, da última faixa é branco e o resto são tons de cinza que variam de um mais escuro para um mais claro.

Bandeira homoflexível, possivelmente a mais comum

Existem diversas bandeiras homoflexíveis. A que provavelmente é a primeira, de origem desconhecida, é uma bandeira arco-íris “interrompida” no meio por faixas que vão da cor preta até a branca, com quatro tons de cinza entre elas. Supõe-se que ela simboliza como uma pessoa homoflexível seria supostamente “majoritariamente gay e um pouco hétero”.

Com base em tal bandeira, Kiloueka, moderadore no deviantArt Pride-Flags, fez outras duas bandeiras. Uma onde ao invés das “faixas hétero” há as três faixas da bandeira pan mais comum, e outra onde tais faixas são substituídas por cinco faixas de uma bandeira omni comum. A ideia foi incluir melhor tanto a questão de homoflexível ser uma identidade múlti quanto a questão da possibilidade de sentir atração por todos os gêneros, não só por gêneros binários.

Outra bandeira homoflexível foi feita por Rouge, bi-lesbian no Tumblr, a qual é composta por seis faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores verde, turquesa, azul clara, rosa clara, roxa e lavanda.

Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde clara, turquesa, índigo, magenta e rosa.

Bandeira homoflexível por Star

Star, 1800queeragenda no Tumblr, fez uma versão simplificada de tal bandeira, que usa cinco faixas ao invés de seis e uma sequência de cores que deixa tons mais claros nas pontas e os tons mais escuros no centro. Nenhuma dessas bandeiras foi postada junto a significados.

Como há um estigma muito grande em cima do termo homoflexível, seja por “apropriar o prefixo homo sem ser totalmente gay”, ou por “não querer admitir ser bi” (sendo que pessoas homoflexíveis, assim como quaisquer outras pessoas múlti, podem também se dizer bi caso queiram), alguns termos acabam sendo cunhados ou usados como alternativas a homoflexível. O prefixo aniso é um deles.

Muitas das pessoas que se dizem gays/lésbiques/turianes bi/pan/omni/pôli/multi são homoflexíveis, embora muitas outras não se encaixem na definição. E então temos termos como lesbiflexível para mulheres e vincianflexível para homens, assim como para quaisquer pessoas não-binárias confortáveis com tais termos.

Para especificar tipos de orientações mais específicos, é possível usar homoflex como prefixo. Exemplos disso são homoflexromântique e homoflexalternative.

Homoflexível é uma tradução de homoflexible.


Links adicionais: