Um espaço de aprendizagem

O que é orientação sexual?

Orientação sexual, uma expressão muitas vezes chamada de sexualidade, é essencialmente uma identidade que exprime quais as condições de uma pessoa para sentir atração sexual por alguém, ou, ocasionalmente, qual a relação que uma pessoa tem com atração sexual e/ou com relações sexuais.

Atração sexual é achar alguém atraente sexualmente; achar que certa pessoa é gostosa, e consequentemente ter vontade de fazer sexo com ela. É claro que há outros fatores sociais, que fazem com que nem sempre sentir atração sexual termine em um avanço com intenções sexuais para cima de outra pessoa.

Pessoas com a orientação sexual heterossexual são privilegiadas. Muitas nem chegam a conhecer a palavra, achando somente que são “normais”. Pessoas heterossexuais são pessoas de gêneros binários que só sentem atração sexual por pessoas do gênero considerado “oposto” ao seu.

A atração, o amor, o casamento e o sexo entre um homem e uma mulher são vistos como a norma da sociedade. Este é um fenômeno chamado de heteronormatividade ou de heterossexismo. Atração ou relações sexuais entre dois homens ou entre duas mulheres muitas vezes são vistas como desnaturadas, falsas, ou apenas para propósitos de rebeldia ou experimentação.

A falta de atração sexual de um homem por uma mulher, ou vice-versa, também é mal vista pela sociedade. Muitas vezes, um homem querer “pegar” várias mulheres é algo visto como necessário para um padrão de masculinidade, enquanto mulheres são pressionadas a satisfazer sexualmente a quem namoram ou estão casadas. Não sentir vontade de falar sobre colegas ou celebridades gostoses é algo visto como um sinal de infantilidade ou de desnaturalidade. A estrutura que dita que qualquer pessoa precisa sentir atração sexual e querer relacionamentos sexuais se chama zedsexismo, zednormatividade, alonormatividade, alossexismo, allonormatividade ou allossexismo.

A presença de atração sexual por mais de um gênero é vista como um sinal de promiscuidade, infidelidade ou insegurança, ou talvez até mesmo como um sinal de que a pessoa esteja mentindo ou com problemas em admitir que “na verdade” é gay, lésbica ou hétero. A estrutura que dita que pessoas precisam sentir atração por apenas um gênero se chama monossexismo.

Enfim, qualquer atração sexual que não seja heterossexual é alvo de preconceito pela nossa sociedade, mesmo que todas sejam igualmente válidas e reais. Em relação a orientações sexuais, Orientando quer principalmente oferecer recursos para quem está questionando sua orientação sexual, e auxiliar pessoas cuja orientação sexual não é heterossexual.

Várias das palavras utilizadas como orientações sexuais se referem ao(s) gênero(s) dos alvos da atração sexual. Por exemplo, uma pessoa que sente atração por homens e por mulheres pode se dizer bissexual, um termo cuja definição é dada por atração por dois ou mais gêneros.

A orientação que denota falta de atração sexual por qualquer gênero é assexual. A orientação que denota atração sexual por todos os gêneros, ou independentemente do gênero, é pansexual. A orientação que denota que atração sexual não é um conceito aplicável ou entendível pela pessoa é quoissexual. A orientação que denota a vontade de alguém de não ter uma classificação para sua orientação sexual é pomossexual.

É comum que a orientação sexual de alguém deixe implícito que outros tipos de atração sentidos pela pessoa tenham os mesmos alvos que a orientação sexual. Por exemplo, pode-se presumir que uma pessoa que se diz hétero seja heterossexual e heterorromântica, a não ser que ela informe o contrário. Uma pessoa que se diz gay sente atração sexual e romântica por pessoas do mesmo gênero ou de gêneros parecidos, na maior parte das vezes. Isso porque muitas pessoas não pensam em outros tipos de orientação, ou não veem necessidade para eles.

Por isso, muitas pessoas utilizam orientação sexual ou sexualidade como um termo genérico para orientações em geral, ainda que nem todas as pessoas priorizem sua orientação sexual ou tenham rótulos somente para suas orientações sexuais. Para ler mais sobre outros tipos de orientações, leia nossas páginas sobre orientação romântica e sobre outros tipos de orientações.