Um espaço de aprendizagem

Turiano

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, amarela clara, ciano, índigo e roxa escura. Todas as cores possuem tons pouco saturados.

Bandeira turiana

Indivíduos turianos ou veldianos são homens que sentem atração por homens e que se consideram gays, ou pessoas não-binárias que sentem atração por homens e que veem o termo “homem gay” como algo que as contempla de alguma forma.

Este termo é inclusivo de pessoas multi que se consideram homens gays de alguma forma, mas isto não significa que toda pessoa aquileana é turiana. Homens bi, pan, poli e afins podem só querer descrever sua orientação como tal: alguém se descrevendo como bi e turiane ao mesmo tempo é equivalente a alguém se descrevendo como bi e lésbique.

O termo foi cunhado como uma forma alternativa de se dizer gay ou homo-orientade que, assim como lésbique, dá uma ideia melhor da identidade de gênero das pessoas sendo descritas como turianas. É também um jeito de pessoas não-binárias poderem se dizer “homens gays” de forma que não explicita sua conexão com o gênero homem (se é por alinhamento de gênero, se são transmasculinas, se são libra-homens, etc). Isto não significa que pessoas turianas queiram que todo mundo que se encaixe na descrição use o termo: como sempre, cada pessoa pode usar os termos que quiser para descrever suas orientações, e termos podem ser sinônimos ou similares sem que um invalide o outro.

Turiane (palavra original: turian) utiliza como inspiração Alan Turing, enquanto veldiane (palavra original: veldian) é um termo derivado de veld, um tipo de pradaria do sul da África. A escolha de velds como inspiração é por conta de suas paisagens ensolaradas, sendo que o Sol é visto como masculino em várias culturas, e floridas, sendo que várias flores possuem simbolismos relacionados ao amor. Isso tudo de acordo com Shaun, kenochoric no Tumblr, que cunhou estes termos em uma postagem feita 13 de novembro de 2020.

A bandeira desta página foi publicada junto à cunhagem do termo, e os significados de suas cores são os seguintes:

  • Rosa: Expressão e identidade, tanto no sentido de indivíduos turianos poderem ser inconformistas de gênero, trans, não-binários, a-espectrais e afins quanto no sentido de todas as pessoas da comunidade terem expressão e identidade únicas;
  • Amarela pálida: História, solidariedade e aceitação dentro da comunidade. Esta faixa representa respeito às pessoas que vieram antes e apoio às pessoas novas na comunidade que a carregarão no futuro;
  • Verde: A comunidade e sua diversidade/amplitude;
  • Azul: Experiências com masculinidade, independentemente de ser algo que cada indivíduo turiano assuma ou rejeite;
  • Roxa escura: Poder, orgulho e autonomia individual.

Links adicionais: