Um espaço de aprendizagem

Urânique

Seis faixas horizontais do mesmo tamanho. As primeiras quatro faixas são em tons de azul que vão de um tom quase escuro até um tom pastel. A quinta faixa é amarela quase branca e a última é amarela clara.

Bandeira urânica

Pessoas urânicas sentem atração por homens, pessoas sem gênero, e pessoas não-binárias que não são femininas ou alinhadas com o gênero mulher.

Ao menos isto é o que está na descrição original. É possível interpretar esta limitação de formas diferentes, ou até mesmo não se importar em seguir à risca as limitações desta orientação.

De qualquer forma, é importante ressaltar que a feminilidade aqui é uma questão de identidade pessoal, e não de como o corpo de alguém é, ou quaisquer outras características que muitas vezes são julgadas de forma exorsexista.

Com base em sua própria definição, pessoas urânicas também podem se dizer toren. A diferença é que o termo toren é mais abrangente, podendo descrever tanto alguém que sente atração por menos gêneros do que pessoas urânicas (ex.: só homens e pessoas sem gênero) quanto alguém que sente atração por mais gêneros (ex.: qualquer pessoa que não seja mulher, sendo que a pessoa pode ser feminina se for homem ou não-binária).

Este termo foi feito como uma alternativa a nãolher, mas sua definição exclui mais do que o gênero mulher da atração, então, em geral, considera-se que a orientação urânica não é equivalente a nãolher.

Urânique e netúnique foram cunhades em conjunto em 31 de agosto de 2017 por Dark, loud-and-queer no Tumblr (socialjusticeichigo, na época da cunhagem). As versões originais das palavras (uranic, neptunic) fazem referência aos planetas Urano e Netuno. É provável que o uso dos nomes de planetas tenham sido inspirados nas orientações mártica, terrárica e venúsica, que também foram cunhadas em 2017.

Em 17 de setembro de 2017, Dark publicou as primeiras bandeiras urânica e netúnica. Embora ambas sejam no mesmo formato e tenham seis faixas, significados não foram dados para nenhuma cor.


Links adicionais: