Um espaço de aprendizagem

Poli

Bandeira poli ou polissexual

Pessoas poli sentem atração por vários/múltiplos gêneros diferentes. É comum descreverem poli como “atração por vários gêneros, mas não por todos”, mas não é obrigatório que uma pessoa atraída por todos os gêneros tenha que utilizar algum rótulo além de poli.

É comum que pessoas erroneamente caracterizem poli de forma cissexista, como “atração por pênis, vagina, pessoas do sexo masculino femininas e pessoas do sexo feminino masculinas”, ou “atração por homens, mulheres, pessoas trans e pessoas intersexo”, ou qualquer coisa parecida. Porém, pessoas poli não tendem a definir sua orientação desta forma.

Também é bom lembrar que polissexual, polirromântique ou qualquer outro rótulo relacionado à orientação poli não tem a ver com o conceito de poliamor, que é um relacionamento sério consensual entre mais de duas pessoas. Pessoas poliamorosas não necessariamente possuem a orientação poli, e pessoas poli não são necessariamente poliamorosas. É claro que é possível também ser poli em ambos os sentidos.

Bandeira polirromântica

É difícil encontrar boas fontes sobre a história do termo, porque ele é utilizado de várias formas diferentes. É possível encontrar uma postagem no deviantArt datada de 2011 com a definição de polissexual mais ou menos como está aqui, e é bem possível que polissexual como orientação propriamente dita tenha surgido entre 2005 e 2011; não é tão “clássica” quanto as identidades que surgiram nos anos 90, mas não é tão recente a ponto de ser fácil de achar sua fonte.

A bandeira poli, que também é frequentemente categorizada como polissexual, foi criada por Samlin e divulgada no Tumblr fuckyeahpolysexuality (atualmente uma conta desativada), provavelmente por volta de 2012 (há um compartilhamento datado de 11/07/2012). Suas faixas – rosa, verde e azul – foram inspiradas pelas bandeiras bi e pan, por serem orientações multi parecidas.

A bandeira polirromântica foi feita por uma pessoa cuja conta no Tumblr está atualmente desativada.

O prefixo poli é poly em inglês (polyromantic, polysexual, polyalterous). Porém, é comum reduzir o nome da identidade para ply caso o assunto em questão seja a orientação em geral, para não confundir com pessoas da Polinésia (Poly) ou poliamorosas (polya ou polyam).

Na língua portuguesa, algumas pessoas usam pli para falar da orientação para diferenciar de outros usos da palavra poli, mas isso é incomum.


Links adicionais: