Um espaço de aprendizagem

Cas

Um retângulo separado em quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, sendo a primeira preta, a segunda verde musgo clara, a terceira rosa clara e a quarta rosa

Bandeira cas

A orientação cas ou cass é utilizada por pessoas que são indiferentes à própria orientação, ou seja, que não se importam se sentem atração ou não ou por quais gêneros sentem orientação. Geralmente são pessoas que não veem sua orientação como uma grande parte de sua identidade.

Ainda que não ver a orientação como parte importante da identidade possa parecer algo de quem se encaixa nas normas da sociedade, a orientação cas é uma orientação indefinida, assim como pomo ou xum, e também é muitas vezes considerada uma orientação dentro dos espectros assexual/arromântico/etc., por muitas vezes serem pessoas que não sentem muita ou qualquer atração que usam este termo.

Um retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, verde musgo clara, rosa clara, rosa e verde clara.

Bandeira casromântica

Também é válido lembrar que pessoas dentro das normas raramente vão querer usar algum termo que consideram “estranho” ou fora da norma.

Registros desta orientação podem ser achados a partir de 2014, por conta de compartilhamentos de uma postagem no MOGAI Archive (blog atualmente desativado). Este termo, assim como casgênero e casfluxo, é creditado a okaygender no Tumblr.

As bandeiras da orientação cas foram feitas por moderadore Hermy do deviantArt Pride-Flags e do Tumblr Ask Pride Color Schemes. As cores fracas simbolizam apatia, enquanto as faixas finais nas bandeiras de cinco faixas representam os espectros assexual, arromântico, analternativo, etc.

Um retângulo dividido em cinco faixas horizontais do mesmo tamanho. As cores de cada faixa são, respectivamente, preta, verde musgo clara, rosa clara, rosa e roxa clara.

Bandeira cassexual

Na língua inglesa, esta orientação é conhecida apenas como cass (cassromantic, cassensual, cassalterous, etc). Não se sabe o motivo deste prefixo ter sido escolhido. É possível que o prefixo cass venha de to cass, um verbo obsoleto que significa “tornar inútil” ou “rejeitar”, mas isso não foi confirmado por quem cunhou o termo.


Links adicionais