Um espaço de aprendizagem

Pulsárique

Retângulo composto por 6 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, laranja, vermelha escura, roxa, roxa acinzentada e azul clara.

Bandeira pulsárica

Alguém pulsárique sente atração constante por ao menos um gênero, e atração inconstante (que às vezes existe e às vezes some) por ao menos outro gênero. Exemplos:

  • Uma pessoa pulsárica pode ser capaz de sentir atração por todos os gêneros, mas algumas vezes ela não sente atração alguma por homens;
  • Outra pessoa pulsárica pode sempre sentir atração por pessoas aporagênero, mas sua atração por outras pessoas só existe durante alguns períodos de tempo;
  • Outra pessoa pulsárica pode sempre sentir atração por homens, pessoas gênero neutro e andrógines, mas só ser capaz de sentir atração por mulheres e pessoas sem gênero metade do tempo, e nunca sentir/não saber se sente atração por outras pessoas não-binárias.

Pessoas pulsáricas são capazes de sentir atração por mais de um gênero por definição, e portanto esta orientação está sob o guarda-chuva multi. Quem é pulsárique também pode se dizer bi, poli, pluraliane, etc. em adição a isso. Também é possível dizer que pessoas pulsáricas são sempre paro, outra identidade multi para pessoas cuja atração por gêneros diferentes funciona de forma diferente, sendo que paro é um termo mais abrangente.

O conceito de pulsárique é similar ao conceito de orientações flexíveis, como heteroflexível, virflexível ou trixenflexível. A diferença principal entre os conceitos é que alguém se dizendo pulsárique não indica qual é sua identidade de gênero ou quais são os gêneros pelos quais sua atração é mais frequente.

A primeira publicação anunciando o termo pulsárique foi feita em 23 de janeiro de 2018 por Dusk, maltese-death-kitty no Tumblr. Dusk disse que cunhou o termo com ajuda de outras pessoas. Originalmente, o termo foi cunhado com pessoas não-binárias em mente, mas eventualmente Dusk mudou de ideia sobre pulsárique ser uma orientação exclusiva a pessoas não-binárias ou de qualquer identidade de gênero. Qualquer pessoa que se encaixa na definição base pode se dizer pulsárica.

Em 8 de fevereiro de 2018, Dusk postou uma bandeira pulsárica, creditada a Mike (lightningfilledmain no Tumblr). Significados para suas cores ou sua diagramação não foram postados.

O termo original para esta orientação é pulsaric. Sua inspiração vem de pulsares, estrelas de nêutrons que emitem pulsos rápidos e periódicos de radiação por girarem com muita velocidade.


Links adicionais: