Um espaço de aprendizagem

Penúlti

Bandeira penulti

Bandeira penúlti

Pessoas penúlti são pessoas que possuem a capacidade de sentir atração por pessoas de qualquer gênero, menos do próprio.

Ao contrário do que pode parecer, a identidade penúlti possui mais em comum com pan ou com poli do que com hétero.

Hétero é uma posição social privilegiada, onde homens sentem atração apenas por mulheres, e vice-versa. Um dos pilares do monossexismo, que faz parte da heteronormatividade, é que o “correto” é só escolher um gênero para sentir atração, e é daí que surgem os estereótipos sobre pessoas multi serem “indecisas”, “promíscuas”, “não confiáveis porque podem cansar de um gênero e trair com alguém de outro”, e por assim vai.

Enquanto isso, uma pessoa penúlti também sente atração por vários gêneros. Inclusive pode entrar em relacionamentos que podem ser vistos como relacionamentos com alguém do mesmo gênero, algo mais difícil de acontecer com alguém que se identifica como hétero.

A identidade penúlti existe desde 2015, pelo menos. Foi este o ano em que foi feita a bandeira, enviada no blog Pride Flags For Us em 19 de junho. A bandeira não possui créditos e nem legenda para descrever o que representam as faixas.

Usuárie jgleebiegomez no Tumblr comenta em uma tag que criou o termo penulti (termo original em inglês), mas não achamos algo que confirme isso em lugar nenhum.


Links adicionais: