Um espaço de aprendizagem

Adfectu

Pessoas adfectu (da palavra em latim adfectus, que significa afetade, em possessão de, emocional ou enfraquecide) são pessoas que só sentem atração dependendo de seu estado mental. Esta é uma orientação exclusiva para sobreviventes de trauma e pessoas neurodivergentes.

Também é citado para esta orientação o significado de “atração afetada por neurodivergência/deficiência mental”, mas é possível que este significado seja uma distorção do significado dito acima, até porque existem outros termos que podem ser utilizados de forma mais geral para “atração afetada por neurodivergência”, como neuro- e -vague.

Existem poucos lugares falando desta orientação, então fica difícil saber quando foi cunhada. Existem registros de 2014, mas ela pode ter sido cunhada antes. Ela é creditada a genderfluidstrider (provavelmente no Tumblr) em uma postagem feita por Cor (epochryphal no Tumblr).

Adfectu é o mesmo prefixo na língua inglesa (adfectusexual, adfecturomantic, etc). Ocasionalmente, existem referências aos prefixos adfectual e affectu, que teriam o mesmo significado.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas