Um espaço de aprendizagem

Novi

Bandeira novissexual, também utilizada como bandeira novi no geral

Bandeira novissexual, também utilizada como bandeira novi no geral

Pessoas novi são pessoas cuja atração ou falta de atração é difícil e complicada demais para definir em apenas uma palavra.

Novi difere de abro ou de bifluxo por não ser necessariamente uma atração fluida, e difere de pomo porque esta identidade é muitas vezes utilizada para quem não quer definir sua atração, não para quem não consegue.

Uma pessoa novi pode utilizar sua orientação para substituir uma orientação descrita com várias palavras, como quoirromântica acefluxo nãolhersexual neuflexível (uma pessoa que não entende atração romântica, que às vezes não sente atração sexual por ninguém e às vezes sente, que é capaz de sentir atração sexual por qualquer pessoa que não seja uma mulher, mas que na maior parte das vezes sente atração por pessoas sem gênero).

Uma pessoa novi pode não entender bem atração, e não saber se faz parte do espectro assexual/arromântico ou multi ou não, preferindo só dizer que é novi.

Bandeira novirromântica

Bandeira novirromântica

Uma pessoa novi pode ter uma atração que flui e não se sentir bem se identificando como abro, duo, sans, bifluxo, acefluxo, aropulso, novo, ou outras orientações do tipo.

Enfim, há várias possibilidades em relação a como uma pessoa novi sente atração.

A orientação novi foi criada por Christopher, usuário toadcapitalism no Tumblr. Ele enviou a bandeira novissexual e o significado da orientação para o blog Pride Flags For Us, que enviou a postagem no dia 6 de julho de 2014.

A bandeira novissexual é composta por 9 faixas horizontais, sendo que 4 delas parecem ser apenas linhas separando as outras faixas. As 5 faixas “principais” possuem as cores azul escura, marrom creme, ciano, marrom creme, e azul escura. As faixas separando as faixas azuis das marrons são verdes, e as faixas separando a faixa ciano das faixas marrons são brancas. Os significados das cores são os seguintes:

  • Azul e ciano: Variações no entendimento em relação à atração
  • Marrom creme: Individualidade e natureza única da atração
  • Verde: Possibilidade da atração poder ser categorizada como alguma do espectro assexual/arromântico/etc.;
  • Branca: Possibilidade da orientação ser uma mistura de todas as orientações

Novi é o mesmo prefixo em inglês.


Links adicionais:

  • Bandeira novissexual – toadcapitalism
  • Novi – Pride Color Schemes (inclui link para as bandeiras em alta resolução no deviantArt Pride-Flags)