Um espaço de aprendizagem

Omnigay

A bandeira gênero-fluido com um X formado pela bandeira arco-íris por cima. A bandeira gênero-fluido é composta por cinco faixas horizontais com o mesmo tamanho, sendo elas respectivamente das cores rosa, branca, roxa, preta e azul, enquanto a bandeira arco-íris é composta por seis faixas horizontais com o mesmo tamanho, nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa, respectivamente.

Bandeira omnigay

Omnigay, onigay, omnique ou onique é alguém que possui uma orientação que muda de acordo com seu gênero, de modo que a pessoa sempre é atraída somente por pessoas do mesmo gênero (ou que consideram seu gênero parecido). Pela natureza desta orientação, apenas pessoas que poderiam se identificar como gênero-fluido ou identidades similares (como gênero-fluxo ou poligênero-fluxo) podem ser omniques.

Por exemplo: uma pessoa gênero-fluido que sente atração por mulheres quando é mulher, por homens quando é homem e por pessoas agênero quando é agênero pode se chamar de omnigay.

Uma definição alternativa descreve omnigay como um gênero que muda de acordo com atração. Por exemplo, ume omnique apaixonade por ume neutrois vai passar a ser neutrois depois de um tempo, posteriormente passando a ser mulher não-binárie após ficar com ume mulher não-binárie, etc.

Independentemente da definição utilizada, é possível que omniques também utilizem omnigay como gênero, e não somente como orientação.

A identidade omnigay foi possivelmente cunhada em 2014. Separadamente, Monty (monetarymollusk no Tumblr) e Lanthir (lanthir no Tumblr) cunharam a mesma identidade, com o mesmo nome e definição, mas não sabemos quem popularizou o termo.

Retângulo composto por sete faixas horizontais, nas cores amarela, laranja, rosa, roxa, azul, verde esmeralda escuro e verde.

Bandeira omnique

Omnique é uma versão alternativa, feita para ser um substantivo ao invés de um adjetivo; afinal, em inglês, a palavra gay é somente um adjetivo (“uma pessoa gay”, “um homem gay”), e usá-la como substantivo (“ume gay”, “aquelus gays”) seria uma ofensa. A palavra omnique foi cunhada por Shepard, shadowofthedude no Tumblr.

Embora Shepard tenha feito uma bandeira direcionada a omniques, seu envio especifica que qualquer ume que use o termo omnigay pode também usar tal bandeira.

Omnigay possui o mesmo nome em inglês, e omnique também. As versões sem a letra M são abrasileiradas.


Links adicionais: