Um espaço de aprendizagem

Fray

Retângulo composto por 4 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, azul clara, branca e cinza.

Bandeira fray

Pessoas fray ou ignota são pessoas que conseguem sentir atração imediata por outras pessoas, mas que não conseguem sentir atração por pessoas mais íntimas ou próximas, já que tal atração desaparece em tais circunstâncias.

Esta orientação é considerada parte do espectro assexual/arromântico/etc., e é muitas vezes citada como uma orientação “oposta” a demi. É também similar a akoi/lith.

Pessoas fray que não são fray em todos os tipos de sua orientação – por exemplo, pessoas frayssexuais e alorromânticas ou frayrromânticas e demialternativas – ainda podem manter essas outras formas de atração após a atração do tipo afetado pela orientação fray sumir.

Algumas pessoas não veem como fray é uma orientação a-espectral e não um “problema comum”. No entanto, a questão é que pessoas fray são incapazes de sentir atração por pessoas próximas quaisquer, independentemente da vontade de ter um relacionamento compromissado ou de por quantas pessoas há uma atração inicial.

O termo fray é atribuído a edensmachine no Tumblr (conta desativada atualmente). Ele existe ao menos desde 2014.

A bandeira fray geral mais conhecida foi feita por Lyric, pridearchive no Tumblr. Há uma postagem de tal blog com a bandeira que foi feita em 28 de julho de 2014. Os significados das cores de suas faixas são os seguintes:

  • Azul e ciano: Representam a ausência de proximidade. São complementares às cores amarela e vermelha, que representam amor platônico e romântico, respectivamente;
  • Branca: Ausência de atração;
  • Cinza: A área cinza e/ou a confusão associada com sentimentos fray.
Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, ciano, branca, amarela clara e cinza.

Bandeira frayplatônica

Existem também bandeiras fray específicas a tipos de atração, geralmente inspiradas na bandeira de Lyric. Por exemplo, Audi do Tumblr beyondmogaiprideflags fez bandeiras específicas para pessoas frayalternativas, frayplatônicas, frayqueerplatônicas, frayrromânticas, frayssensuais e frayssexuais. Estas bandeiras são divididas em cinco faixas, na mesma ordem da bandeira base mas com a quarta faixa contendo a(s) cor(es) associada(s) com cada tipo de atração.

Ambos os prefixos fray e ignota também são usados na língua inglesa, sendo que fray é bem mais comum.


Links adicionais: