Um espaço de aprendizagem

Oligo

Cinco faixas horizontais, nas cores azul arroxeada, azul escura, azul acinzentada, azul escura e azul esverdeada.

Bandeira oligo

Alguém oligo não experiencia atração, com a exceção de algumas pessoas.

Esta orientação é um subtipo de gris/gray, e portanto é a-espectral (está no espectro assexual/arromântico/etc). Porém, não é a mesma coisa que gris, porque ainda que esta seja uma orientação muito usada como “atração por algumas pessoas”, ela foi cunhada para representar toda a “área cinza” entre não sentir atração alguma e ser alo (alguém que não é a-espectral). Isso inclui sentir atração por muitas pessoas mas de forma fraca, sentir atração por muitas pessoas mas perder a atração por qualquer pessoa mais próxima, entre outras circunstâncias diferentes do que o termo oligo especifica.

Oligo também é uma orientação mais geral do que demi, recipro ou âmicus, já que tais orientações especificam as circunstâncias necessárias para a pessoa conseguir ter atração. Alguém oligo pode identificar que há algo em comum entre as pessoas pelas quais sente atração, mas também há a possibilidade de não haver padrão nenhum ligando as pessoas por quem alguém oligo se atrai.

O termo oligo provavelmente foi cunhado em 2014. Ele é creditado a transkibas no Tumblr (conta atualmente desativada), e havia sido espalhado por conta do blog MOGAI Archive (que foi deletado).

A bandeira oligo foi feita por arco-pluris no Tumblr e postada no blog Beyond MOGAI Pride Flags em 6 de agosto de 2018. Nenhum significado foi postado.

O prefixo oligo (assim como olig) significa pouques, e vem de olígos na língua grega. A orientação original também se chama oligo, e conteúdo sobre ela na anglosfera pode ser achado pesquisando por oligosexual, oligoromantic, etc.


Links adicionais: