Um espaço de aprendizagem

Ficto

Retângulo dividido em cinco faixas horizontais, nas cores preta, cinza, roxa, cinza e preta. No centro, ocupando o espaço vertical de três faixas, há um círculo rosa com contorno preto.

Bandeira fictossexual para pessoas no espectro assexual

Pessoas ficto (os prefixos fictio, ficton, ficti, fiction e fictional também aparecem de vez em quando; todos estes prefixos são idênticos na língua inglesa) são pessoas que consideram sua atração por personagens de ficção forte ou relevante o suficiente para considerá-la uma parte de sua orientação.

As três formas de experienciar a orientação ficto que geralmente são discutidas são:

  • Pessoas ficto que não sentem atração por pessoas reais, apenas por personagens (o prefixo confictu foi cunhado para especificar isso);
  • Pessoas ficto que sentem atração por pessoas reais, mas que consideram que sua atração por personagens é mais relevante, forte ou frequente;
  • Pessoas ficto que sentem tanto atração por pessoas reais quanto por personagens, sendo que essas pessoas podem ou não sentir atração por personagens de gêneros diferentes em relação à atração que sentem por pessoas reais.

As três possibilidades existem, e as três possibilidades podem ser associadas com esta orientação.


Aviso de conteúdo: O resto do texto contém algumas menções (sem muitos detalhes) a discriminação contra pessoas ficto.


Um estudo publicado por Veli-Matti Karhulahti e Tanja Välisalo sobre atração por personagens identificou cinco temas chave acerca de discussões sobre o assunto:

  1. Paradoxo da fictoatração: Pessoas ficto simultaneamente têm ciência de que seus relacionamentos são parassociais (ao invés de serem recíprocos) e sentem fortes emoções acerca dos alvos de suas atrações, o que pode levar a desconforto pela falta de reciprocidade e de possibilidade de interação;
  2. Estigma da fictoatração: Pessoas ficto sabem da possibilidade de chacota, ou até mesmo já sofreram por conta disso;
  3. Comportamentos fictoatraídos: Pessoas ficto tendem a agir de formas similares a fãs de personagens peles quais sentem atração, como uma forma de “interagir com” tais personagens. Podem fazer desenhos, vídeos e histórias acerca de tais personagens, além de assistir/jogar/ouvir as mídias relevantes contendo tais personagens várias vezes;
  4. A-espectralidade fictoatraída: Pessoas ficto muitas vezes são a-espectrais, embora o estudo também aponte que muitas pessoas ficto sejam adolescentes que possam talvez passar a sentir atração mais frequente por pessoas reais no futuro;
  5. Estímulo supranormal da fictoatração: Pessoas ficto muitas vezes comentam sobre a superioridade de personagens em comparação a pessoas reais. Pessoas fictoatraídas muitas vezes demonstram que sabem que isso é algo proposital e que personagens são feites para serem adoráveis ou atraentes para grupos vastos de pessoas. Também existem pessoas ficto que expressam ter tido fortes desapontamentos com pessoas reais, algo que não teria como acontecer com personagens que não podem rejeitar alguém completamente.
Retângulo composto por sete faixas horizontais, nas cores preta, branca, ciano, cinza, amarela, magenta e preta.

Bandeira confictus

A a-espectralidade é um tema chave, mas há muito em comum entre pessoas ficto ainda que não sejam a-espectrais.

Uma suposição comum sobre a orientação ficto é que ela é inútil por atração por personagens não ser vista como heterodissidente. A questão é que não só isso exclui as pessoas a-espectrais que usam o termo para explicar como suas atrações funcionam – em questão de saberem como é ter atração forte e frequente sem sentirem atração por pessoas reais – como também ignora o estigma de quem sente atração forte por personagens a ponto de não se interessarem em relacionamentos românticos e/ou sexuais com pessoas que não sejam fictícias. Embora nem todas as pessoas ficto possam ser consideradas heterodissidentes, a orientação ficto ainda pode ser uma descrição útil para que essas pessoas expliquem suas situações, especialmente se assumem relacionamentos com personagens (os quais tendem a ser alvos de chacota e espetáculo).

Retângulo dividido em cinco faixas, nas cores verde escura, verde amarelada, branca, azul arroxeada e ciano escuro.

Bandeira fictossexual

Além disso, nem todas as pessoas são necessariamente atraídas por personagens de ficção. O prefixo verita (como em veritassexual ou veritaorientade) pode ser utilizado para falar de pessoas que apenas sentem atração por pessoas reais. Verita geralmente não é uma identidade por si só, e sim uma forma de pessoas ficto discutirem pessoas que não sentem atração por personagens.

Um texto de NTU-OtaStudy Group, Manifesto Fictossexual, coloca que pessoas que praticam o que chamam de centrismo de sexualidades orientadas interpessoalmente (original: taijin-seiai-chūshin-shugi) simultaneamente não querem que ficto seja considerada uma orientação válida por “ser falsa”, ao mesmo tempo que desejam a conversão, a morte isolada ou outras coisas ruins contra pessoas que demonstram atração primária ou exclusiva por personagens. O grupo também compara esse centrismo com a heteronormatividade, visto que ele coloca apenas um tipo de relacionamento como real (interpessoal) e que isso geralmente ocorre por conta de caracterizar a reprodução como o objetivo de um relacionamento real.

TeddyMiller, que está no fórum da AVEN, falou em 2006 que inventou o termo fictosexual pelos seus 30 anos. Também falou na mesma postagem sobre ter 47 anos. Isso coloca a data do termo em algum lugar por volta de 1989, embora talvez tal termo não tenha sido divulgado em nenhum lugar até sua primeira postagem sobre isso no fórum da AVEN, que talvez seja uma de 2005.

Retângulo dividido em cinco faixas horizontais, nas cores preta, cinza, verde, cinza e preta. No centro, ocupando o espaço vertical de três faixas, há um círculo rosa com contorno preto.

Bandeira fictorromântica para pessoas no espectro arromântico

Uma bandeira fictossexual exclusiva para pessoas no espectro assexual foi feita por Roswell, pastelmemer no deviantArt, em 2015 ou antes (o envio no deviantArt Pride-Flags é de 4 de setembro de 2015). Outras bandeiras ficto usando o mesmo modelo foram publicadas em Pride-Flags em 11 de setembro de 2016, com a adição mais nova sendo a bandeira fictoestética em 10 de março de 2021. As cores do fundo representam a ausência de atração, enquanto o círculo central representa um portal para uma mídia que permite a atração da pessoa ficto, o qual é preenchido com a cor rosa por esta simbolizar amor/atração.

Em 14 de março de 2022, Luni, icicledork no Tumblr, postou duas bandeiras fictossexuais alternativas: uma geral e uma voltada a pessoas que também são assexuais. Esta é a única bandeira fictossexual achada até o momento de escrever esta página que pode ser interpretada como inclusiva de pessoas fictossexuais que não se consideram no espectro assexual. Além das faixas extras dada a uma de suas bandeiras, Luni não especificou significados para suas cores.


Links adicionais: