Um espaço de aprendizagem

Heteroflexível

Bandeira composta por seis faixas horizontais do mesmo tamanho. A primeira faixa é preta, a última faixa é branca e as outras quatro são em tons de cinza, formando uma espécie de degradê. No centro das faixas horizontais, há uma faixa vertical dividida em três faixas horizontais, nas cores rosa, amarela e azul, formando assim a bandeira pan mais comum.

Bandeira heteroflexível por Kiloueka

A definição atual de heteroflexível mais aceita é que pessoas heteroflexíveis são pessoas binárias atraídas ou potencialmente atraídas por mais de um gênero, mas que possuem uma preferência forte pelo gênero binário diferente do seu. O prefixo ela (ex.: elassexual) foi cunhado como uma alternativa para quem não quer se dizer heteroflexível, mas como ele é pouco conhecido, ele pode causar confusões dentro de espaços lusófonos por conta do pronome ela.

Pessoas podem se dizer heteroflexíveis por mais de um motivo, assim como ocorre em outras orientações flexíveis. Por exemplo:

  • Uma pessoa heteroflexível pode sentir atração só pelo outro gênero binário em geral, mas estar aberta a relações com pessoas de outros gêneros, ainda que não tenha certeza se é capaz de sentir atração por elas;
  • Outra pessoa heteroflexível pode sentir atração frequente por mais de um gênero, mas preferir ter relações duáricas (que envolvem apenas homem com mulher), ainda que esteja aberta a exceções;
  • Outra pessoa heteroflexível pode ter sentido apenas atração duárica durante praticamente toda a sua vida, mas ter tido atração por uma ou outra pessoa de outro gênero de forma extremamente excepcional;
  • Outra pessoa heteroflexível pode sentir atração por todos os gêneros, mas sentir atração duárica com mais frequência;
  • Outra pessoa heteroflexível pode usar o termo por sentir atração duárica em todos os seus tipos de atração, mas só sentir atração por mais de um gênero em um ou poucos tipos de atração.

Este termo é muito criticado por parecer algo que pessoas usam para se apegar à sua orientação hétero ainda que sintam atração por mais de um gênero. Isto porque identidades como bi, múlti e pluraliane são abertas a quaisquer pessoas que sentem atração por mais de um gênero, ainda que tenham preferências fortes ou atrações mais frequentes por certo gênero. Ainda assim, existe uma série de questões que levam o termo heteroflexível a permanecer:

  1. Existe realmente a questão de heterossexismo internalizado, onde a pessoa pode preferir usar um termo que remeta a ser hétero (ainda que “parcialmente”) a um termo que centraliza sua heterodissidência de forma mais explícita. Pessoas assim podem, com o tempo, deixar de usar o termo heteroflexível à medida que se sentem mais confortáveis dentro de sua heterodissidência e/ou monodissidência (que, neste caso, se refere à atração por múltiplos gêneros), ou mesmo usar o termo heteroflexível em conjunto com bi/múlti/etc.;
  2. Comunidades múlti (que geralmente são explicitamente bi ou pan) obviamente colocam acima de tudo a questão de serem atraídas por mais de um gênero, só que muitas vezes focam na questão de gênero não importar. Isso pode fazer com que pessoas de orientações como heteroflexível não sintam que possuem o direito de ocupar tais espaços;
  3. Existem também pessoas que não consideram viável se dizerem múlti quando suas atrações não-duáricas foram pouquíssimas durante suas vidas. O quanto uma pessoa de 50 anos que quando tinha 20 se apaixonou e teve um relacionamento de meses com alguém do mesmo gênero, sendo que após o término nunca mais teve qualquer vontade de ter relacionamentos não-duáricos, se sentiria confortável em dizer que é bi ou pôli, ao invés de um termo que significa “hétero com exceções”?

Embora possa existir a possibilidade de pessoas usarem o termo heteroflexível como uma forma de tentarem negar suas experiências multiorientadas, não é como se esse termo fosse aceito pela sociedade, ou mesmo comumente visto. Afinal, quem não quer admitir que não é hétero tende a só dizer que é hétero ou não falar sobre sua orientação ao invés de adotar publicamente outro rótulo.

É importante pensar em orientações flexíveis como especificações de experiências múlti, ao invés de rejeições destas. Isto ajuda tanto as pessoas de orientações flexíveis a se sentirem mais confortáveis em explorar suas monodissidências quanto as comunidades múlti a aceitarem pluralidades maiores de experiências.

Pessoas heteroflexíveis não são necessariamente atraídas pelo mesmo gênero, já que podem sentir atração duárica e as exceções a tal atração serem todas por pessoas não-binárias. Também é possível que só sintam atração por gêneros binários, ou que sintam atração por todos os gêneros. Além de uma preferência forte por um gênero binário diferente do que a pessoa é, não existem restrições de por quantos/quais gêneros uma pessoa heteroflexível sente atração.

Esta bandeira é similar à anterior, porém em sua faixa vertical central, ao invés de três cores, são seis, cada uma correspondendo a uma faixa preta/cinza/branca existente, nas cores da bandeira arco-íris (vermelha, laranja, amarela, verde, azul, roxa).

Bandeira heteroflexível, provavelmente a mais comum

Não se sabe exatamente quando o termo heteroflexível foi cunhado. O termo heteroflexible aparece em um dicionário de gírias gays e lésbicas de 1997, mas, justamente por conta disso, é provável que o termo tenha sido utilizado por mais tempo.

Existem várias bandeiras heteroflexíveis. A que provavelmente é a mais antiga e comum é uma majoritariamente em tons de cinza, com uma faixa vertical nas cores da bandeira arco-íris em seu centro. Supõe-se que a ideia seja apresentar uma identidade “majoritariamente hétero” e “um pouco gay/queer/heterodissidente”.

Com base em tal bandeira, Kiloueka, moderadore no deviantArt Pride-Flags, fez outras bandeiras. Entre elas, algumas onde a faixa arco-íris é substituída pelas variações comuns das bandeiras pan, omni e bi. A ideia foi incluir melhor tanto a questão de heteroflexível ser uma identidade múlti quanto a questão da possibilidade de sentir atração por todos os gêneros, não só por gêneros binários. As bandeiras foram postadas no deviantArt Pride-Flags nas datas 2 de julho de 2016, 2 de janeiro de 2017 e 22 de março de 2021, respectivamente.

Kiloueka também fez bandeiras heteroflexromânticas (heteroflex-romantic, postadas em 10 de maio e 2 de julho de 2016) e uma bandeira heteroflexalternativa (heteroflex-alterous, postada em 3 de setembro de 2015).

Rouge, bi-lesbian no Tumblr, fez outra bandeira heteroflexível, postada em 21 de julho de 2020. Ela é composta por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, das cores rosa, vermelha, laranja, roxa, índigo e azul.

Bandeira composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores turquesa, azul, roxa, rosa avermelhada e laranja.

Bandeira heteroflexível por Star

Com base em tal bandeira, Star, 1800queeragenda no Tumblr, fez outra bandeira heteroflexível, cujas cores são turquesa, azul, roxa, rosa avermelhada e laranja. Segundo Star, é uma versão simplificada da bandeira de Rouge.

Significados não foram listados para nenhuma destas duas bandeiras.

Em 23 de agosto de 2022, Previous-Coffee- no Reddit enviou uma bandeira heteroflexível ao subreddit (comunidade/grupo) r/QueerVexillology. Ela tem cores muito similares à bandeira de Star, inclusive em relação a tons, por conta de ter sido inspirada nesta. A pessoa que criou a bandeira queria algo que fosse mais original, se afastando de quando alguém usa a identidade heteroflexível para trollagem ou chacota.

Bandeira composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, turquesa, cinza azulada clara, laranja e rosa avermelhada. No centro de cada faixa, a cor brevemente muda para preta, branca, cinza, branca e preta, respectivamente.

Bandeira heteroflexível por Previous-Coffee-

Os significados, que são palavras e mensagens, foram atribuídos somente às cores, ainda que cada faixa horizontal tenha uma parte preta, branca ou cinza:

  • Azul: Devoção. Devote tempo e esforço a aprender sobre si mesme quando estiver no escuro;
  • Turquesa: Navegação. Seja a agulha de sua bússola, apontando para a luz;
  • Cinza clara azulada: Equilíbrio. Limpe a neblina e encontre seu equilíbrio pessoal;
  • Laranja: Tenacidade e ternura. Explique para outres com ternura como você brilha mais desta forma;
  • Rosa avermelhada: Celebração. Celebre suas diferenças, da aurora até o crepúsculo!

Links adicionais: