Um espaço de aprendizagem

Neurálique

Quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, azul escura, azul esverdeada e verde azulada.

Bandeira Neurálica

Alguém neurálique sente atração por pessoas neurogênero. Por conta das circunstâncias ao redor da cunhagem do termo, também é possível defini-lo como alguém neurogênero que só sente atração por pessoas neurogênero.

A postagem original da cunhagem do termo foi deletada, mas é possível achar compartilhamentos dela datados do início de julho de 2018, então é provável que o termo tenha sido cunhado por esta época. Ela é creditada ao Aiden, gayglitch ou polymorphic-cryptid, originalmente just-a-mogai-blog no Tumblr.

A definição original não especifica se é uma atração exclusiva por pessoas neurogênero, ou se pessoas neurálicas podem sentir atração por outros gêneros. No entanto, a cunhagem de neurálique foi acompanhada da cunhagem de neuroliane, um termo juvélico para pessoas neurogênero que sentem atração por pessoas neurogênero sem que haja a necessidade de tal atração ser a única possível. Por isso, é possível deduzir que a intenção do Aiden fosse que neurálique fosse um termo de atração exclusiva enquanto neuroliane é um termo mais aberto, mas não há confirmação textual de que este seja o caso.

Em resposta a críticas sobre o termo ser potencialmente usado para justificar chasing/fetichização de pessoas neurodivergentes, Aiden respondeu que a intenção é que o termo seja usado por pessoas neurogênero, e que não apoia que pessoas que não sejam neurodivergentes procurem apenas se relacionar com pessoas neurodivergentes.

A palavra original para neurálique é neuralic.


Links adicionais