Um espaço de aprendizagem

Pomo

Bandeira pomo

Bandeira pomo

Pessoas pomo preferem não definir sua orientação, ou simplesmente não conseguem defini-la.

Algumas descrições deixam explícitas que pessoas pomo rejeitam a categorização de orientações.

A palavra pomossexual foi popularizada em 1997, quando Carol Queen e Lawrence Schimel descreveram pomossexualidade como “a realidade da ‘erótica’ além das limitações do gênero, do separatismo, e do essencialismo das noções de orientação sexual”.

A identidade pomo foi criada principalmente para pessoas que “não conseguem ficar paradas em uma só identidade simples e agradável”. Porém, este não é o único motivo pelo qual pessoas se identificam com esta identidade. Alguns exemplos:

  • Uma pessoa pode ter uma orientação complexa demais para descrever (como novi);
  • Uma pessoa pode considerar sua atração muito ligada a fetiches ou características não tradicionalmente ligadas a atração para querer se encaixar em algum dos rótulos mais comuns;
  • Uma pessoa pode não conseguir identificar se sua atração é por um gênero, por vários gêneros, por nenhum gênero ou fluida;
  • Uma pessoa pode não querer categorizar sua orientação, pois não acredita que isso vale a pena.

A bandeira pomossexual foi criada em 30 de junho de 2015 por Roswell, que moderava o blog Pride Flags For Us. Ela é frequentemente utilizada como a bandeira pomo, não necessariamente relacionada à orientação sexual. Roswell não postou os significados do simbolismo da bandeira.

Pomo é uma abreviação de s-modernismo. O prefixo pomo é o mesmo em inglês.


Links adicionais: