Um espaço de aprendizagem

Mud

Bandeira mud

Bandeira mud

Pessoas novo ou mud são pessoas cuja atração muda de acordo com seu gênero. Por envolver mudanças de gênero, apenas pessoas gênero-fluido ou em situações similares podem ser desta orientação.

Esta orientação não é para pessoas que precisam mudar de rótulo quando mudam de gênero – por exemplo, uma pessoa gênero-fluido que sempre sente atração somente por mulheres, mas que diz que é lésbica quando é mulher e hétero quando é homem – mas sim para pessoas cuja atração em si muda. Por exemplo, uma pessoa gênero-fluxo que é assexual quando agênero e bissexual quando é mulher.

É possível que, para certas pessoas, exista certa lógica em relação às suas mudanças na atração. Por exemplo, certas pessoas dizem ser assexuais devido à sua disforia de gênero – e pessoas cujo gênero muda podem ter seu tipo e/ou nível de disforia mudando também – enquanto certas pessoas não-binárias dizem ser pan porque não conseguem dar atenção ao gênero de qualquer pessoa. Também existem pessoas que associam sua falta de atração com sua falta de gênero.

Mesmo assim, é importante não tentar justificar a orientação alheia, ainda mais se for para tentar dizer que um rótulo útil para a pessoa é inadequado, por ser temporário ou obscuro demais. Pessoas mud podem ter diversas mudanças em atração, e, assim como em outras orientações, atração ou falta de atração por qualquer gênero não precisam de justificativas.

Bandeira mud

Bandeira mud

A orientação mud foi cunhada por universerosequartz no Tumblr (conta que depois foi desativada), possivelmente em 2014. Existem evidências da primeira bandeira ter sido feita no mesmo ano.

A primeira bandeira basicamente representa todas as orientações possíveis. Porém, por ser poluída demais, funCatty fez outra bandeira, composta por seis faixas horizontais de igual tamanho, em tons de azul que variam de um médio escuro até um médio claro, sobrepostas por um coração em uma sequência de tons oposta.

Esta identidade em inglês é referida somente como novo, a palavra em latim para mudança (novosexual, novoromantic, novoalterous, etc). O prefixo mud vem de mudança.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas