Um espaço de aprendizagem

Toren

Uma bandeira composta de três faixas horizontais: a de cima verde clara, a do centro branca, e a de baixo roxa clara. A faixa central é menor do que as demais.

Bandeira toren

Pessoas toren ou torenamóricas são as que sentem atração somente por homens e por pessoas não-binárias.

Pessoas toren são multi, e podem se considerar bi, poli ou de outras identidades, se quiserem.

Este termo foi cunhado especificamente para ser amplo. Algumas das possibilidades de pessoas que podem ser inclusas nesta identidade são:

  • Pessoas que sentem atração por homens e por pessoas não-binárias cujas identidades são parcialmente ou relacionadas com ser homem;
  • Pessoas que sentem atração por qualquer gênero que não seja o gênero binário mulher;
  • Pessoas que sentem atração por homens, por pessoas gênero neutro e por pessoas entre estes gêneros/que possuem ambos estes gêneros;
  • Pessoas que sabem que sentem atração por homens e por algumas identidades não-binárias e que sabem que não sentem atração por mulheres, mas que não sabem por quais identidades não-binárias são capazes de sentir atração ou não.

Ou seja, não há um limite em relação a quantas ou quais são as identidades não-binárias que uma pessoa precisa sentir atração para usar a identidade.

A identidade toren foi cunhada junto com a identidade trixen em 12 de novembro de 2018, pela moderação do Tumblr wedontcareaboutyourbinary, para preencher o vácuo existente em relação a pessoas que sentem atração por pessoas não-binárias e por algum gênero binário.

A palavra vem de tor, um sufixo considerado masculino na língua latina, e de en, a pronúncia da letra N em inglês (a primeira letra de não-binárie). Mais especificamente, tor vem da identidade dórica, uma identidade para pessoas não-binárias que sentem atração (exclusiva ou não) por homens, que se chama toric na língua inglesa; enquanto en vem da primeira sílaba de enby, um nome para pessoas não-binárias que vem da escrita da pronúncia de NB nesta mesma língua.

Toren tem o mesmo nome na língua inglesa, e torenamórique nesta mesma língua é torenamoric. Toren é um prefixo que pode ser usado com qualquer tipo de orientação, como em torensexual, torenromântique, torenqueerplatônique, torenalternative, etc.

A bandeira toren foi postada pelo Tumblr nblmgalaxy no dia 13 de novembro de 2018, junto à bandeira trixen. Ela é composta por três faixas horizontais, sendo que a do meio é significativamente menor do que as demais. A proporção das faixas é 7:4:7, embora talvez a intenção fosse que tivessem a proporção 2:1:2, e os significados de cada faixa são as seguintes:

  • Menta: Mistura de azul, cor associada a homens, com amarela, cor associada a pessoas não-binárias;
  • Branca: A expansividade do espectro multi;
  • Lavanda: Queeridade e não-normatividade.

Links adicionais